Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Regionalização partidária "deve ser liminarmente rejeitada"

Vital Moreira considera um "erro colossal" possibilidade de se permitir no futuro a criação de partidos regionais. Defende que isso poderá enfraquecer partidos nacionais e tornar "partidos regionais em fiéis da balança em coligações de governo".

Regionalização partidária "deve ser liminarmente rejeitada"
Notícias ao Minuto

15:30 - 12/09/17 por Notícias Ao Minuto

Política Vital Moreira

Paulo Estêvão, deputado do Partido Popular Monárquico no Parlamento açoriano, entregou esta segunda-feira um projeto de resolução que visa acabar com a proibição da criação de partidos regionais.

Uma ideia descartada por Vital Moreira. No blog Causa Nossa, o socialista afirma que a ideia de "autorizar a criação de partidos regionais - que precisaria de uma revisão constitucional - deve ser liminarmente rejeitada".

O antigo eurodeputado escreve que a proibição de criar estes partidos representa uma "norma decisiva no nosso sistema político constitucional", que se revelou importante para "travar derivas separatistas nos Açores e na Madeira e evitou uma maior fragmentação da representação partidária na AR e nos parlamentos regionais, ajudando por isso à governabilidade da República e das regiões autónomas".

Vital Moreira mostra-se preocupado se esta norma sofrer uma alteração que abra "caminho à 'via espanhola' de regionalização partidária". Uma situação que pode enfraquecer os partidos nacionais e tornar "os partidos regionais em fiéis da balança em coligações de governo, com os inerentes custos políticos e financeiros".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório