Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Discurso de Passos foi "revelador da falta de estratégia política"

Partindo do caso do discurso de Passos Coelho no Pontal, Francisco Louçã vê "a ideia de jogar com algum sentimento xenófobo" a crescer por parte do PSD e CDS.

Discurso de Passos foi "revelador da falta de estratégia política"
Notícias ao Minuto

23:35 - 18/08/17 por Melissa Lopes

Política Francisco Louçã

Francisco Louçã comentou na SIC, no seu habitual espaço de comentário, a polémica em torno do discurso de Passos Coelho no Pontal, na semana passada. "Uma semana depois tem pouco eco", constata Louçã que vê nisso a prova de que os sociais-democratas "não tinham uma mensagem política".

A referência de Passos à nova lei da imigração, analisou Louçã, além de "simplista e até falsa", era um aspeto marginal do seu discurso, era apenas um detalhe. "Não era isso que ele pretendia dizer, ele pretendia sim marcar uma distanciação em relação ao Governo e apresentar uma alternativa. Mas tanto não o fez que ninguém se lembra dela", comentou. O comentador considerou que a referência à lei da imigração "apareceu no contexto de um vazio político"

Para Louçã, o discurso do PSD é repetitivo, em que é um detalhe, "talvez revelador do seu pensamento e da falta de estratégia política" a sobressair. Esse "detalhe", notou, é também expressivo que nas dificuldades do PSD e do CSD algumas formas mais mitigadas ou muito mais agressivas de xenofobia vão aparecendo.

Salientando que Passos Coelho não se distanciou de um candidato "aventureiro que é André Ventura em Loures" e que CDS relançou o debate do Rendimento Social de Inserção para atingir a comunidade cigana, Louçã vê "esta ideia de jogar com algum sentimento xenófobo" a crescer.

De todo o modo, quanto ao PSD, Passos Coelho, apesar da situação difícil que o país enfrenta, "não se consegue afirmar". "Talvez o mais importante deste verão seja a forma como se vão conjugando e preparando as alternativas a Passos", rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório