Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

PAN pede menos exportação de animais em viagens longas

O partido Pessoas, Animais e Natureza (PAN) apelou hoje ao Governo para que se exporte menos animais vivos recorrendo a viagens longas, afirmando que são sujeitos a violência e ilegalidades.

PAN pede menos exportação de animais em viagens longas
Notícias ao Minuto

15:17 - 21/07/17 por Lusa

Política Apelo

Numa recomendação dirigida ao executivo, o partido insta o Governo a garantir que se cumpram os regulamentos para transporte de animais em viagens de longo curso para exportação, assegurando que há vigilância veterinária desde o embarque até ao abate.

O PAN afirma ter recebido queixas de atos violentos e ilegais sobre animais exportados por navio para Israel, um processo que pode levar doze dias, durante os quais os animais ficam cobertos de uma crosta de fezes que lhes impede a transpiração, enjoam por falta de estabilizadores nos navios, chegam doentes e moribundos ao destino, ou morrem durante a viagem e as suas carcaças são despejadas no mar.

No novo estatuto jurídico dos animais, estes são reconhecidos como "seres vivos dotados de sensibilidade e objeto de proteção jurídica", lembra o PAN, que lembra ainda que corre uma petição, assinada por "mais de 5.000 cidadãos" em que se defende a abolição da exportação de animais vivos para fora da União Europeia.

O PAN quer que seja o Estado português a garantir que os navios de transporte cumprem os requisitos e a impedir que façam viagens quando não estejam em condições.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório