Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Debate do PSD será sobre "segurança, proteção e assistência das pessoas"

O debate político que o PSD marcou para a próxima quinta-feira terá como tema "A segurança, a proteção e a assistência das pessoas no decurso do trágico incêndio de Pedrógão Grande".

Debate do PSD será sobre "segurança, proteção e assistência das pessoas"
Notícias ao Minuto

14:35 - 23/06/17 por Lusa

Política Pedrógão Grande

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, entregou hoje o tema do potestativo (direito de um partido fixar a ordem do dia) de dia 29 ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

O líder parlamentar do PSD anunciou na quinta-feira que o partido ia realizar em 29 de junho um debate político sobre esta tragédia, que provocou pelo menos 64 mortos.

"Nós entendemos dar voz às pessoas. Quero comunicar-vos que, na próxima quinta-feira, dia 29, o agendamento potestativo do PSD será preenchido com um debate político para podermos suscitar as questões que apoquentam, que inquietam, que intrigam todos os portugueses", justificou na altura Luís Montenegro.

Questionado se dentro de uma semana já haverá condições para realizar esse debate, Montenegro sublinhou que o PSD não pretende antecipar conclusões, mas "suscitar as perguntas, as inquietações e também algumas anomalias" que os deputados do partido no terreno dizem ter detetado.

"Há objetivamente inquietação no país e essa inquietação tem de ser alvo de um tratamento por parte dos representantes do povo, que somos nós na Assembleia da República, e nós não podemos eximir-nos a fazê-lo com toda a responsabilidade e com toda sobriedade", sublinhou.

Dois grandes incêndios deflagraram no sábado na região Centro, provocando 64 mortos e mais de 200 feridos, tendo obrigado à mobilização de mais de dois milhares de operacionais.

Estes incêndios, que deflagraram nos concelhos de Pedrógão Grande e Góis, consumiram um total de cerca de 50 mil hectares de floresta [o equivalente a 50 mil campos de futebol] e obrigaram à evacuação de dezenas de aldeias.

O fogo que deflagrou em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, alastrou a Figueiró dos Vinhos e a Castanheira de Pera, fazendo 64 mortos e mais de 200 feridos.

As chamas chegaram ainda aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra, mas o fogo foi dado como dominado na quarta-feira à tarde.

O incêndio que teve início no concelho de Góis, no distrito de Coimbra, atingiu também Arganil e Pampilhosa da Serra, sem fazer vítimas mortais. Ficou dominado na manhã de quinta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório