Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Bloco defende menos horas e mais férias para quem trabalha por turnos

Número das pessoas que trabalham por turnos deve aumentar nos próximos anos. Bloco de Esquerda quer reforçar os direitos destes trabalhadores.

Bloco defende menos horas e mais férias para quem trabalha por turnos
Notícias ao Minuto

08:45 - 10/04/17 por Notícias Ao Minuto

Política Projeto de lei

Cada vez mais portugueses trabalham por turnos. O número de trabalhadores neste regime tem vindo a aumentar nos últimos anos: de pouco mais de 600 mil portugueses que trabalhavam por turnos em 2011 para mais de 725 mil no final do ano passado. O setor dos serviços apresenta o maior número de trabalhadores por turnos, quase 590 mil.

Ora, preocupado com esta tendência de crescimento, que não deve abrandar, o Bloco de Esquerda vai apresentar na Assembleia da República um projeto de lei com o objetivo de reforçar os direitos e a proteção dos trabalhadores que estão neste regime.

Os bloquistas propõem uma redução no horário de trabalho, que no caso do trabalho por turnos ou no trabalho noturno, deve ser no máximo de 35 horas semanais. O Bloco também defende que estes trabalhadores devem ter direito a mais dias de férias: mais um dia de férias por cada trabalho por turnos ou noturno. Exige ainda a criação de regras que garantam a adoção de escalas de rotação de turnos.

O Bloco de Esquerda apoia-se em estudos que comprovam o peso que o trabalho por turnos tem na vida familiar e na saúde destes trabalhadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório