Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

PSD/Açores "preocupado" com situação de pescadores sem rendimentos

Duarte Freitas fala em "mais de 300 pessoas impedidas de pescar".

PSD/Açores "preocupado" com situação de pescadores sem rendimentos
Notícias ao Minuto

17:21 - 06/01/17 por João Oliveira

Política Duarte Freitas

Pela voz do respetivo presidente, o PSD/Açores revelou hoje preocupação pela situação de centenas de pescadores sem obter quaisquer rendimentos, dado o facto de não terem sido renovadas as suas licenças de pesca.

“Estamos a falar, só no porto de Rabo de Peixe, de mais de 300 pessoas impedidas de pescar. São muitas famílias. Nos Açores há mais de uma centena de embarcações que estão condicionadas na sua atividade”, afirmou Duarte Freitas, após um encontro com pescadores no porto de Rabo de Peixe.

O social-democrata lamentou ainda que a retirada às embarcações de pesca local tenha sido feita sem que dar tempo suficiente aos pescadores para instalarem os necessários equipamentos de segurança, tal como apoios para a sua aquisição.

“Em termos de segurança na pesca não se pode facilitar. Mas cortar simplesmente [as licenças], sem dar um tempo e sem apoiar a aquisição desses equipamentos, faz com que centenas de famílias fiquem sem rendimentos”, disse.

Duarte Freitas reafirmou também a necessidade de os pescadores serem financeiramente compensados em caso de suspensão da pesca por motivos de sustentabilidade de algumas espécies. 

“Se os pescadores não podem pescar têm que ser compensados. Imagine-se o que é um funcionário público ou um político ficar dois ou três meses sem receber o vencimento. Isto não pode acontecer. Se é preciso fazer paragens para sustentação das espécies os pescadores devem ser compensados”, frisou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório