Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

"Não entraremos no leilão orçamental"

O Presidente da República recebeu hoje PSD, Bloco de Esquerda e PS em Belém.

"Não entraremos no leilão orçamental"
Notícias ao Minuto

17:58 - 21/10/16 por Carolina Rico

Política Passos Coelho

À saída da audiência com Marcelo Rebelo de Sousa, Passos Coelho reiterou que o PSD apenas irá apresentar propostas para o Orçamento do Estado para 2017 em "áreas estruturantes".

“Não há nenhuma mudança de estratégias”, disse o líder social-democrata, frisando que não acrescentaria mais ao que foi hoje dito pelo presidente da bancada do PSD, Luís Montenegro.

“Não entraremos no leilão orçamental (…) isso não nos impedirá de mostrar que pode haver alternativas para o futuro do país”, garantiu o ex-primeiro-ministro, garantindo que “daremos o nosso contributo a seu tempo”.

Marcelo Rebelo de Sousa completou hoje as ronda pelos partidos com assento parlamentar, depois de ouvir PSD, PS e o Bloco de Esquerda e de ontem ter escutado as considerações do PAN, Verdes, PCP e CDS-PP sobre o Orçamento do Estado para o próximo ano.

No domingo, durante uma visita de Estado à Suíça, o chefe de Estado afirmou que durante o seu mandato as audiências com os partidos com assento parlamentar são trimestrais e que o OE2017 é uma boa razão para os convocar.

O Governo apresentou na sexta-feira a proposta de Orçamento do Estado de 2017 que prevê um crescimento económico de 1,5%, um défice de 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), uma inflação de 1,5% e uma taxa de desemprego de 10,3%.

Para este ano, o executivo liderado por António Costa piorou as estimativas, esperando agora um crescimento económico de 1,2% e um défice orçamental de 2,4% do PIB.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório