Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 23º

PSD quer ouvir MAI no parlamento com urgência sobre fugas no aeroporto

O PSD pediu hoje a presença da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, no parlamento para explicar "a grave e sensível questão" das fugas de cidadãos estrangeiros no aeroporto de Lisboa e o novo estatuto da GNR.

PSD quer ouvir MAI no parlamento com urgência sobre fugas no aeroporto
Notícias ao Minuto

15:36 - 07/10/16 por Lusa

Política Constança Urbano

Num requerimento entregue ao presidente da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, o PSD refere que a audição da ministra deve ser feita "com a maior urgência".

Segundo o PSD, ultimamente tem existido "preocupantes quebras repetidas de segurança" no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, designadamente com a fuga na pista do aeroporto de vários cidadãos estrangeiros, provenientes de países considerados de risco, em pelo menos, quatro momentos diferentes, nos últimos quatro meses.

No requerimento, os social-democratas referem que a ministra da Administração Interna já admitiu, entretanto, podermos estar perante uma rede internacional de imigração ilegal.

Como "o aeroporto é uma infraestrutura crítica, onde não podem ocorrer falhas na segurança", o grupo parlamentar do PSD entende ser da maior conveniência que Constança Urbano de Sousa vá ao parlamento explicar "esta grave e sensível questão".

O PSD admite a possibilidade desta audição se realizar à porta fechada, tendo em conta sensibilidade da situação em causa e respetivas medidas quanto às fugas no aeroporto.

No mesmo requerimento, o PSD quer também saber qual o ponto de situação do estatuto profissional da Guarda Nacional Republicana, uma vez que várias notícias da comunicação social indicam que o documento está "em fase de finalização".

O grupo parlamentar do PSD refere que há mais de seis meses que a ministra da Administração Interna declarou que estava a negociar com as diversas estruturas representativas da GNR o novo estatuto desta força de segurança, tendo também anunciado que deveria ser mantido, de uma forma geral, o documento que já tinha sido negociado pelo anterior Governo.

O governo já entregou às cinco associações socioprofissionais da GNR a proposta de alteração ao estatuto profissional, estando o processo em fase de negociação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório