Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

JSD insiste em estudo sobre praxes e critica "populismo do Governo"

Iniciativa de cariz científico gera críticas por parte de JSD, que pede que mais seja feito em relação às praxes académicas.

JSD insiste em estudo sobre praxes e critica "populismo do Governo"
Notícias ao Minuto

17:13 - 06/09/16 por Goreti Pera

Política Ensino Superior

Com o ano letivo à porta, o ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, enviou às instituições de Ensino Superior uma carta “sobre a integração dos novos estudantes e a abertura de uma linha de financiamento que visa a criação de ações de índole científica”.

Ainda que admitindo que se trata de uma iniciativa de valor, a Juventude Social Democrata (JSD) considera que esta não deveria ser, de todo, uma prioridade. E critica, por isso, o “populismo do Governo”.

À luz do que foi aprovado em fevereiro na Assembleia da República, os sociais-democratas encaram como prioritária a prometida “realização de um estudo sobre a realidade da praxe académica levado a cabo por uma instituição de ensino superior pública e um levantamento com base em questionários anónimos aos estudantes acerca das suas experiências aquando do ingresso no ensino superior”.

De relevo é também, refere um comunicado enviado às redações, “um manual de boas práticas e um folheto informativo sobre a praxe”, bem como ações de sensibilização pela “tolerância zero à praxe violenta e abusiva” .

“No entanto, nada disto foi feito. Chegado o início do ano letivo, o ministro prefere (…) , já com o ano letivo a decorrer, e sem que os docentes tenham tempo de qualidade para preparar atividades científicas, tentar marcar a agenda, fingindo que deu as condições necessárias para que a praxe não ocorra”, critica a JDS, numa nota enviada às redações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório