Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Viagens: Membros do Governo "têm todas as condições" para manter cargos

O ministro dos Negócios Estrangeiros reiterou que o Executivo tem no seu programa a aprovação de um código de transparência dos seus governantes.

Viagens: Membros do Governo "têm todas as condições" para manter cargos
Notícias ao Minuto

17:24 - 04/08/16 por João Oliveira

Política Santos Silva

O tema das viagens pagas pela Galp a três membros do Governo para apoiar a Seleção no Euro’2016 está encerrado.

Quem o diz é Augusto Santos Silva que, numa sessão de esclarecimentos sobre o caso aos jornalistas, garantiu que os governantes envolvidos “têm todas as condições” para manter os cargos que exercem atualmente.

O ministro dos Negócios Estrangeiros optou por esclarecer o contexto de todo este enredo, explicando que se tratou “de uma iniciativa de mobilização de apoio público à Seleção” e que “não é a primeira vez que se sucede” tal ação, lembrando até que nela foram mobilizadas “dezenas de entidades públicas”.

Santos Silva sublinhou também que as despesas dessa deslocação “foram custeadas por um dos patrocinadores oficiais da Seleção” e que, por isso, “não se trata de uma relação entre A e B a propósito de C”.

"Os três membros do Governo que participaram nessa iniciativa fizeram questão de assegurar o reembolso de quaisquer despesas que o dito patrocinador tivesse incorrido por motivo da sua participação", confirmou

E, dadas as dúvidas que o caso suscitou nos meandros da opinião pública, o governante adiantou à imprensa que vai ser criado um código de conduta específico para membros do Governo e seus administradores, de modo a garantir a transparência da conduta política de cada um dos constituintes do Executivo.

“O atual Governo, que tem no seu programa a aprovação de um código de transparência pública, está em condições de dizer que o Conselho de Ministros aprovará, ainda este verão, um código de conduta para membros do Governos e altos dirigentes da Administração Pública, que intensifique a norma atual da lei de forma a que ela se torne taxativa e em relação à qual o seu comportamento não suscite qualquer dúvida”, explicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório