Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Primeiro-ministro do Luxemburgo felicita Marcelo Rebelo de Sousa

O primeiro-ministro do Luxemburgo aproveitou a inauguração das novas instalações do Centro Cultural Português no país para felicitar Marcelo Rebelo de Sousa, considerando "um bom augúrio" a abertura no dia da tomada de posse do Presidente da República.

Primeiro-ministro do Luxemburgo felicita Marcelo Rebelo de Sousa
Notícias ao Minuto

23:58 - 09/03/16 por Lusa

Política Presidência

"Considero de bom augúrio que inauguremos estas instalações no mesmo dia em que toma posse Marcelo Rebelo de Sousa", disse Xavier Bettel, que transmitiu "as saudações mais cordiais" ao novo Presidente da República.

Xavier Bettel foi um dos cerca de 200 convidados para a inauguração das novas instalações do Instituto Camões no país, numa cerimónia em que esteve também a secretária de Estado da Cooperação, Teresa Ribeiro, em representação do Governo português.

"Estou ainda mais agradecido que esteja entre nós, porque tenho a certeza que há imensas festividades em Lisboa, e [fico satisfeito] por ter escolhido bem as suas prioridades", brincou o primeiro-ministro luxemburguês, que abriu o discurso com duas frases em português.

"Enquanto primeiro-ministro, é um enorme prazer estar aqui convosco e participar na inauguração do novo Centro Cultural Português", disse Bettel, recordando que "a Europa vive actualmente uma profunda crise entre os seus Estados-membros e a sua população" e que "a cultura é o cimento que permite manter-nos unidos".

Xavier Bettel afirmou que o novo espaço contribui para reforçar os laços entre os dois países e "enriquecer a paisagem cultural luxemburguesa", fomentando "a compreensão mútua" entre portugueses e luxemburgueses.

A criação do Centro Cultural Português, em Maio de 1999, teve o apoio do Governo do Luxemburgo, que comparticipa desde então o pagamento da renda.

A mudança para um local com mais visibilidade era uma aspiração antiga do governo português, já que as anteriores instalações estavam situadas num primeiro andar.

Para a secretária de Estado da Cooperação, o novo espaço, um projeto do arquiteto lusodescendente Jean-Paul Carvalho com 'design' de Eduardo Aires, premiado com o European Design Award em 2015, pode contribuir para dar aos luxemburgueses "um pequeno vislumbre da riqueza da cultura portuguesa".

"Nós temos de facto uma cultura muito rica e temos uma grande experiência de abertura que nos vem das Descobertas e da nossa ligação ao mar", disse a secretária de Estado.

Teresa Ribeiro vai encontrar-se ainda amanhã com o ministro da Cooperação do Grão-Ducado, Romain Schneider, para discutir a possibilidade de colaborar com o Luxemburgo nesta área.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório