Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

TAP: "PSD e CDS não podem exigir nada. Podem estar calados e assobiar"

PS Porto apela para que a TAP comece a apostar novamente no Porto.

TAP: "PSD e CDS não podem exigir nada. Podem estar calados e assobiar"
Notícias ao Minuto

10:14 - 12/02/16 por Zahra Jivá

Política Tiago Ribeiro

O Governo de António Costa assinou um acordo com o consórcio Gateway - liderado por Humberto Pedrosa e David Neeleman - assegurando 50% da transportadora aérea TAP.

Apesar de a Esquerda considerar este negócio como bem conseguido, há uma questão que tem saltado bastante à atenção. O Porto queixa-se da falta de aposta por parte da TAP naquela região.

O PS Porto reagiu a este negócio. "A TAP é, desde há muito, uma companhia que tem vindo a ignorar o Porto e o Norte. Isso inclui supressão de rotas, frota de aviões direcionados para o Porto, áreas para os passageiros, entre muitos outros indicadores (relembro os serviços mínimos insultuosos que foram fixados durante a última greve dos pilotos) que demonstram uma gritante desigualdade e que confirmam as razões de queixa do Porto", afirmou o deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro na sua página de Facebook.

Mas, segundo Tiago Barbosa Ribeiro, esta falta de aposta não é só por parte da TAP, mas também "nos fundos comunitários, na fusão das águas, nos transportes públicos e em muitas outras temáticas". "Sobre tudo isto, o PSD e o CDS cobriram-se de silêncio (ou de vergonha) ao longo dos últimos anos", frisou.

"Só é possível influenciar decisivamente a TAP e apoiar o Porto mantendo-a na esfera pública. A decisão do anterior Governo, tomada à pressa e já depois de ter sido demitido pela Assembleia da República, foi mais uma que prejudicou o país e o Norte. A supressão dos voos foi consequência dessa negociata. Não é possível ser-se simultaneamente a favor da privatização da companhia e depois rasgar as vestes com decisões resultantes dessa privatização", acrescentou.

Para o socialista, "PSD e CDS, que foram e são a favor da privatização, não podem exigir nada ao Governo. Podem estar calados e assobiar para que não nos lembremos do que fizeram".

"O atual Governo recuperou parte do controlo público da TAP. Tem agora de garantir que esse controlo é exercido em prol de todo o país e os socialistas do Porto não aceitam menos do que isso. Estou plenamente convencido de que assim será, em linha com outras decisões que o atual Governo já tomou e que demonstrou o respeito pelo Porto que faltou na última legislatura. Só é possível termos este debate porque António Costa agiu", garantiu ainda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório