Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 19º

Bloco de Esquerda quer legalizar eutanásia sem referendo

Várias personalidades bloquistas assinaram o manifesto pela despenalização da eutanásia, que o partido entende ser um direito individual que não deve ser referendado.

Bloco de Esquerda quer legalizar eutanásia sem referendo
Notícias ao Minuto

19:23 - 08/02/16 por Goreti Pera

Política Parlamento

O Bloco de Esquerda vai elaborar e apresentar no Parlamento uma proposta no sentido de legalizar a eutanásia.

Ao Notícias ao Minuto, o deputado José Manuel Pureza disse não haver uma previsão para a entrega do projeto-lei, uma vez que a atualidade está marcada pela discussão do Orçamento do Estado para 2016, mas assumiu esta questão como prioritária.

O bloquista é um dos signatários do manifesto do movimento ‘Direito a morrer com dignidade’, que destaca por ter sido criado por “gente plural e diversa”, de fárias fações políticas e setores da sociedade.

“Quebrou-se um tabu na sociedade portuguesa. Gerou-se um debate muito importante”, assume, convicto de que “as pessoas devem ser respeitadas em todos os momentos do seu ciclo de existência, incluindo na morte”.

Fazer da morte um “momento de máxima dignidade” foi o que moveu o dirigente do Bloco de Esquerda, partido que se opõe à possibilidade de referendar a despenalização da eutanásia.

“Não deve haver referendo sobre direitos fundamentais” das pessoas, justifica José Manuel Pureza, atirando: “Quem é contra que venha ao terreiro dizer porquê, ao invés de se refugiar em biombos procedimentais”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório