Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

"Esquerda está a perder confronto doutrinário em todas as fronteiras"

Socialista acredita que a Esquerda democrática está a perder todas as suas batalhas.

"Esquerda está a perder confronto doutrinário em todas as fronteiras"
Notícias ao Minuto

13:30 - 25/01/16 por Notícias ao Minuto

Política Francisco Assis

É na edição do Jornal de Notícias que Francisco Assis faz a sua análise aos resultados presidenciais de ontem. Começa por reconhecer a “vitória expressiva” de Marcelo Rebelo de Sousa e enaltece a sua estratégia ao longo da campanha.

“As excecionais qualidades políticas de um homem que vem de longe, ganhou e perdeu pretéritos combates, adquiriu prestígio na universidade e no jornalismo, atingiu zénites de popularidade através da televisão”, enumera.

No entanto, os elogios rapidamente dão lugar a críticas ao partido ao seu próprio partido, o PS. “A Esquerda democrática tinha aparentemente todas as condições para triunfar neste ato eleitoral”, começa por dizer, sendo que não foi isso que aconteceu, muito pelo contrário.

“A Esquerda democrática está a perder o confronto doutrinário em todas as suas fronteiras: à sua direita não cresce e à sua esquerda não seduz. Quando passar o estado de ilusão que se instalou no Partido Socialista, haverá muito para discutir e alguma coisa para mudar”, critica.

Quanto ao Bloco de Esquerda, Francisco Assis alerta que o partido “vai progredindo à custa de um discurso muito perigoso” e que se transformou “no mais populista dos partidos portugueses”. O socialista diz que "é preciso que alguém o combata", mas lamenta que tal "não possa ser levado a cabo por quem se deixou inocular por um vírus de idêntica natureza", referindo-se aos acordos assinados pelo seu próprio partido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório