Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

"O muro de Berlim é no Largo do Rato que está a cair"

Candidato presidencial pelo PCP reitera que "o muro de Berlim" está na sede do Partido Socialista.

"O muro de Berlim é no Largo do Rato que está a cair"
Notícias ao Minuto

10:06 - 16/12/15 por Notícias Ao Minuto

Política Edgar Silva

O candidato presidencial Edgar Silva foi o convidado do Jornal de Negócios para a iniciativa ‘Redação Aberta’, onde deixou uma opinião bem clara: é “inadiável avançar para um aumento mais significativo do salário mínimo”, tal como para um aumento das pensões de 200 para 300 euros.

Estas reformas, defende, são “indispensáveis para que os objetivos de erradicação da pobreza possam ser encarados com seriedade”.

Ainda sobre o plano económico, o candidato do PCP adianta também que apoiará a reestruturação da dívida pública. No entanto, defende que que o cumprimento da meta do défice (3%) não deve ser um dogma nem uma obrigação imperativa, e dá o exemplo francês.

“E eu pergunto: e em Portugal, quando milhares de vidas são devastadas por esta ofensiva anti-social? Havemos de ser insensíveis porque os cidadãos que morrem em França vítimas do terrorismo terão mais direitos do que os que morrem em Portugal da matança social, em virtude do Estado se demitir das funções sociais?”, questiona.

Ao passar o tema de debate para o atual panorama político, Edgar Silva sublinha que não foi o PCP quem ‘mudou de direção’, mas sim o Partido Socialista. “Não vejo que se trate de um ‘aggiornamento’, do quebrar do muro de Berlim. (…) O muro de Berlim é no Largo do Rato que está a cair”.

“Há uma base de compromissos que se espera que sejam materializados e, enquanto candidato, cabe-me apenas observar e acompanhar de forma muito atenta e muito próxima o processo de materialização dos compromissos”, sustenta.

Ainda sobre as Presidenciais e a respetiva quantidade de candidatos, o comunista vê esse ‘leque’ como algo ‘saudável’. “Quantos mais participarem nestas eleições, menor será a possibilidade de um qualquer candidato, e ainda mais o de Direita, poder ganhar à primeira volta”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório