Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

"Dizem que vivemos um momento histórico, será?"

No artigo de opinião assinado pelo dirigente socialista, António Galamba, muitas são as dúvidas que surgem a propósito deste acordo à Esquerda, concretizado pelo PS, Bloco de Esquerda, PCP e Os Verdes.

"Dizem que vivemos um momento histórico, será?"
Notícias ao Minuto

10:15 - 12/11/15 por Notícias Ao Minuto

Política António Galamba

"Vinte e três dias depois [das eleições], o que temos não é uma coligação pós-eleitoral, não é um acordo, é uma posição conjunta que fica aquém do que foi dito na Comissão Política Nacional do PS e escrito no seu comunicado, nomeadamente no que diz respeito à garantia de não aprovação de eventuais moções de rejeição ou de censura", comenta António Galamba no seu artigo de opinião escrito para o jornal i.

Para o dirigente socialista, o acordo à Esquerda "não respeita o sentido do voto popular, aprisiona o PS aos partidos à sua Esquerda, afasta o partido do eleitorado moderado do centro e dificulta a tomada de decisões nas questões da construção europeia, da Zona Euro e do atlantismo".

"Derrubado o Governo de Passos e de Portas, encerra-se a parte negativa e poder-se-á iniciar a fase da construção e do enfrentar da realidade. A história aconselha-nos a acompanhar com prudência as tendências, as evoluções e os resultados", sublinha.

O antigo membro do secretariado nacional do PS, no tempo da liderança de António José Seguro, considera ainda "irónico" que tanto o Bloco de Esquerda, como o PCP e Os Verdes que tanto criticavam as medidas do PS, agora tenham decidido unir-se para fazer cair o Governo.

"É irónico que perpasse nas posições conjuntas com o Bloco de Esquerda, o PCP e os Verdes uma linha de reposição, de desconstrução do que a coligação PSD/CDS fez e de regresso ao que tínhamos em 2011, quando as políticas do PS eram consideradas de Direita e o PS era 'farinha do mesmo saco'", refere, acrescentando que "afinal, ao contrário do afirmado desde sempre pelas Esquerdas, um governo do PS não é a mesma coisa que um Governo de Direita".

António Galamba insiste no tom de desconfiança. "Será que o PCP, o Bloco de Esquerda e Os Verdes vão mudar de narrativa na fase da construção das políticas ou o registo vai continuar a ser o da era bota-abaixo?", questiona

No ar deixa ainda a questão: "Será que o nível de compromisso alcançado não se projeta numa permanente disputa do mercado eleitoral comum no plano partidário e no plano sindical, numa espiral de constante lição em torno dos aspetos positivos e de demarcação das dificuldades e das más notícias?".

"Há muita volatilidade nos valores, nas regras e na motivação dos políticos e da política. A paciência dos portugueses com o sistema político continua a esvair-se. Dizem que vivemos um momento histórico, será?", pergunta por fim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório