Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

O que pode esperar dos salários se a coligação vencer

Os partidos que compõem o Governo deram ontem a conhecer a sua ‘Carta de Garantias’, que servirá de base ao programa eleitoral que será votado nas eleições legislativas que se realizam este ano.

O que pode esperar dos salários se a coligação vencer
Notícias ao Minuto

09:01 - 04/06/15 por Notícias Ao Minuto

Política Programa Eleitoral

PSD e CDS não querem fazer promessas, antes dar “garantias” aos portugueses. Foi esta a forma como a coligação se demarcou pela diferença em relação aos socialistas. Mas o que podem os portugueses esperar no que ao salário diz respeito?

Primeiro, recorde-se que a coligação assegura que vai "repor gradualmente" os rendimentos dos funcionários públicos e eliminar a sobretaxa de IRS até 2019, medidas que já eram esperadas.

Mas há uma outra ideia que já foi falada anteriormente e que gerou dúvidas e discussão. Falamos do facto de a coligação querer que os salários estejam indexados à produtividade.

Como dá conta o Diário Económico, na ‘Carta de Garantias’ agora apresentada, o Governo quer assegurar uma “melhoria do rendimento salarial, tendo em conta os acréscimos de produtividade”. O ministro Mota Soares, recorde-se, chegou mesmo a defender que o salário mínimo fosse atualizado tendo por base este critério de produtividade.

Entre as medidas propostas agora conhecidas, há outra que de forma indireta poderá ter impacto no mercado de trabalho: trata-se da descida do IRC, que para a coligação tem prioridade sobre uma eventual descida do IRS.

Este ano, a taxa de IRC situou-se nos 21%. Mas o plano passa por continuar a baixar a taxa gradualmente, durante a próxima legislatura, para um intervalo entre os 17% e os 19%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório