Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Os Verdes estranham atraso de relatório sobre exploração de caulino

A deputada Heloísa Apolónia, do Partido Ecologista Os Verdes (PEV) disse hoje estranhar o atraso do relatório da comissão parlamentar do Ambiente sobre a exploração de caulino em Soure, para que o assunto seja debatido no Parlamento.

Os Verdes estranham atraso de relatório sobre exploração de caulino
Notícias ao Minuto

15:26 - 21/02/15 por Lusa

Política Soure

"Estranhamos o arrastamento do relatório da comissão [do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local]", que "é determinante para que o problema [da exploração de caulino]" em Soure (distrito de Coimbra) "seja agendado e debatido em plenário" da Assembleia da República (AR), disse hoje Heloísa Apolónia.

Segundo a deputada, "há um atraso grande", pelo que o PEV quer "saber o que se passa" e vai questionar, a este propósito, aquela comissão durante "a próxima semana".

A comissão parlamentar do Ambiente, cujo relator é o deputado social-democrata Pedro Pimpão, ouviu a Comissão de Luta Contra a Exploração de Caulino em Soure em 03 de dezembro de 2014, depois de esta organização ter entregado na AR, em setembro, um abaixo-assinado com 4.603 assinaturas contra a exploração de caulino naquele município.

A deputada do Partido Ecologista Os Verdes (PEV) falava à agência Lusa, depois de hoje ter visitado, com aquela Comissão de Luta a área "onde se pretende efetuar a exploração de depósitos minerais de caulino".

Não está em causa a exploração de caulino, mas o local onde se pretende fazer a sua extração, muito próxima de habitações, e a "dimensão brutal" da área abrangida (mais de 400 hectares de território, abrangido pelos concelhos de Soure e de Pombal, este no distrito de Leiria), sublinhou a deputada.

Além de afetar diretamente os residentes e habitações de oito povoações, nalguns casos com casas a menos de 50 metros de distância, o ar e o solo, a exploração de caulino na área prevista também atinge a rede hidrográfica (rios Arouce e Arunca) e os aquíferos que abastecem a população local, advertiu Heloísa Apolónia.

A Câmara de Soure voltou a manifestar-se, em 10 de fevereiro deste ano, contra a exploração de caulino, por também considerar que ela põe em causa o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento sustentado do concelho.

"Desde o início do processo que somos unanimemente contra, porque coloca em causa o equilíbrio ambiental e a nossa estratégia de desenvolvimento para o concelho", disse antão à agência Lusa o presidente do município, o socialista Mário Jorge Nunes, depois de se ter reunido com responsáveis da Direção Geral de Energia e Geologia.

A deslocação de Heloísa Apolónia hoje a Soure, onde também se reuniu com habitantes daquela zona, integra-se nas Jornadas Ecologistas que o seu partido está a promover no distrito de Coimbra.

Para assinalar os problemas ou ações positivas, Os Verdes colocam junto dos locais que são alvo das suas ações no âmbito destas jornadas, um "girassol triste" ou um "girassol alegre".

O PEV atribuiu um "girassol triste" à extração de caulino em Soure "pelos impactos negativos que esta exploração traz para a qualidade de vida da população".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório