Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 29º

Deputados do PSD constatam "normalidade" no Amadora-Sintra

Deputados e autarcas do PSD consideraram hoje, após reunirem com a administração do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), que a situação da unidade é de "alguma normalidade", apesar da falta de meios humanos e do problema das urgências.

Deputados do PSD constatam "normalidade" no Amadora-Sintra
Notícias ao Minuto

14:05 - 19/02/15 por Lusa

Política Hospital

"Saímos com uma perspetiva de alguma normalidade relativamente aos serviços de prestação de cuidados de saúde e o conselho de administração não escondeu os problemas que existem", disse a deputada Ana Sofia Bettencourt (PSD), à saída de uma reunião no hospital de Amadora-Sintra.

A deputada integrou um grupo de parlamentares e de autarcas que se reuniram com a administração do Hospital Fernando Fonseca, na sequência da demissão de 28 dos 33 diretores de serviços, que estão contra a ausência de estratégia para evitar a "contínua degradação das condições de trabalho" na unidade hospitalar.

Os médicos demissionários, numa carta enviada à administração do hospital e ao ministro da Saúde, consideram que se assiste, desde há dois anos, a uma "progressiva degradação da capacidade de resposta às adversidades e uma diminuição preocupante da qualidade assistencial".

A deputada Ana Sofia Bettencourt acrescentou que a carência de meios humanos é um problema "do ponto de vista nacional" e que tem a ver com "a falta de resposta e de candidaturas" aos concursos abertos para a contratação de médicos especialistas.

Quanto às demissões, "o conselho de administração entende que não teriam avaliado na exata medida as questões que colocaram, que foram respondidas" numa reunião entretanto realizada com todos os diretores de serviço, afirmou a deputada.

A administração, segundo Ana Sofia Bettencourt, "tudo tem feito para resolver as questões, quer da falta de recursos humanos, quer do ponto de vista do investimento".

O vereador da Câmara de Sintra Luís Patrício (PSD), por sua vez, revelou que "o alargamento das urgências está já autorizado pelo Ministério da Saúde" e que a reorganização da prestação de cuidados de saúde deve levar em conta um reforço no funcionamento da unidade de urgência básica de Algueirão-Mem Martins.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório