Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 17º

CDS-PP destaca dados "muito positivos" das exportações

O CDS-PP congratulou-se hoje com os dados "muito positivos" das exportações portuguesas, que aumentaram 9,4% em outubro face ao mês homólogo, sublinhando que se trata de resultados "muito melhores do que algumas previsões" antecipavam.

CDS-PP destaca dados "muito positivos" das exportações
Notícias ao Minuto

17:18 - 10/12/14 por Lusa

Política Hélder Amaral

"A economia continua a crescer, as exportações continuam a crescer muito melhor do que quaisquer previsões que estavam anunciadas", afirmou o deputado do CDS-PP Hélder Amaral, em declarações aos jornalistas no Parlamento.

Referindo-se aos dados divulgados esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística, que revelam que as exportações aumentaram 9,4% em outubro face ao mês homólogo, obtendo o melhor desempenho dos últimos 12 meses, com o contributo decisivo das vendas para fora do espaço comunitário que cresceram 18,3%, Hélder Amaral destacou o aumento das exportações para os mercados tradicionais e conquista de novos mercados, falando em "dados bem positivos".

"São notícias muito positivas, muito boas e muito animadoras, estamos no trimestre de agosto a outubro a crescer 4%. É de facto muito relevante este crescimento [das exportações], porque significa que estamos a consolidar crescimento", frisou, notando que o aumento das exportações para o mercado comunitário é de 5,5% e o crescimento no mercado extracomunitário foi de 18,3%.

Questionado sobre o alerta do Banco de Portugal de que a estratégia orçamental prevista para 2015 comporta "riscos de execução não negligenciáveis", tendo em conta a "incerteza associada ao cenário macroeconómico" e as "limitadas" medidas de consolidação do lado da despesa, Hélder Amaral não respondeu, alegando que prefere falar dos dados "muito positivos" das exportações.

Relativamente ao estudo hoje divulgado que revela que o peso da economia paralela em Portugal subiu ligeiramente em 2013 para o valor recorde de 26,81% do PIB, equivalente a 45,9 mil milhões de euros ou 60% do empréstimo pedido à 'troika', o deputado do CDS-PP reconheceu que os dados nem sempre são positivos e que se trata de avisos que "merecem ser escutados, estudados e merecerem uma reflexão".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório