Sánchez felicita Montenegro: "Continuemos a trabalhar juntos pelo futuro"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, felicitou hoje o presidente do PSD e líder do Governo de Portugal, Luís Montenegro, pela vitória nas eleições legislativas nacionais de domingo.

Notícia

© Alejandro Martinez Velez/Europa Press via Getty Images

Lusa
19/05/2025 11:26 ‧ há 4 horas por Lusa

Política

Legislativas

"Continuemos a trabalhar juntos pelo futuro da Península Ibérica e por uma Europa mais unida e próspera", escreveu Sánchez na rede social X, depois de dar os parabéns a Montenegro pela vitória.

 

Em abril de 2024, Luís Montenegro fez a primeira viagem oficial como primeiro-ministro a Espanha, para um encontro com Pedro Sánchez no Palácio da Moncloa, a sede da presidência do Governo espanhol, em Madrid.

Após o encontro, anunciaram que Portugal e Espanha iriam manter as cimeiras ibéricas anuais e garantiram que nenhuma "diferença partidária" poderá "colocar em crise" a relação de cooperação entre os dois países no âmbito bilateral ou europeu.

"Não há diferenças partidárias que possam colocar em crise um segundo ou um milímetro a relação que aprofundamos há séculos em benefício das pessoas", afirmou então Luís Montenegro, numa conferência de imprensa em Madrid ao lado de Pedro Sánchez.

"A notícia de hoje é que as nossas boas relações bilaterais vão continuar a estreitar-se. Os nossos governos continuarão a trabalhar em benefício dos portugueses e dos espanhóis. E vamos continuar a impulsionar uma Europa que tem de ser mais competitiva, resiliente e, sobretudo, e sublinho, mais social. E fazê-lo, em definitivo, juntos", disse, por seu turno, Pedro Sánchez, que garantiu que Montenegro "pode contar com um país irmão, amigo e aliado" em Espanha.

A nível bilateral, ambos reiteraram, entre outros, compromissos comuns para concretização de ligações ferroviárias, rodoviárias ou energéticas, muitos deles relacionados com os planos de resiliência e recuperação e outros fundos europeus.

A AD - Coligação PSD/CDS venceu as eleições legislativas de domingo em Portugal, com 89 deputados, enquanto PS e Chega empataram no número de eleitos para o parlamento, 58.

A Iniciativa Liberal continua a ser a quarta força política, com mais um deputado (9) do que em 2024, e o terceiro lugar é do Livre, que passou de quatro a seis eleitos.

A CDU perdeu um lugar no parlamento e ficou com três, enquanto o Bloco de Esquerda está reduzido a uma deputada e o PAN manteve a que já tinha.

O JPP, da Madeira, conseguiu eleger um deputado na Assembleia da República pela primeira vez

Estes resultados não incluem ainda os eleitores residentes no estrangeiro, cuja participação e escolhas serão conhecidos a 28 de maio.

Leia Também: Abascal e Le Pen saúdam "amigo" André Ventura, "que deu tudo de si"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas