Chega é o partido mais votado a sul do Tejo

O Chega foi o partido mais votado nos cinco círculos eleitorais a sul do rio Tejo, com um total de 266.484 votos, nas legislativas de domingo.

Notícia

© Getty Images

Lusa
19/05/2025 00:46 ‧ há 4 horas por Lusa

Política

Legislativas

No sul do país, o PS foi o segundo mais votado, com 229.249 boletins, seguido da AD com 214.469.

 

No maior destes círculos, Setúbal, o Chega obteve a sua maior vitória em números absolutos, com 129.569 votos, seguido do PS e da AD.

Em comparação com 2024, o PS perdeu 34.487 votos e dois deputados, com o Chega a ganhar mais três eleitos e a passar de segunda para primeira força.

A AD manteve-se como terceira força e subiu um deputado, o PCP-PEV manteve um eleito, o mesmo sucedendo com o Livre (que passou de 7.º para 5.º lugar) e com a IL. O BE perdeu o seu deputado, perdendo 40 por cento do seu eleitorado.

Em Évora, o PS manteve o primeiro lugar, mas desceu 5.693 votos (27,81%), com o Chega a crescer quase esse valor, passando a ser a segunda força mais votada. O número de deputados eleitos manteve-se igual, com um para cada um dos três principais partidos.

Tal como em 2024, Portalegre foi o único distrito do país onde a AD não elege um deputado, mas aqui a novidade é a vitória do Chega, com mais 2.200 votos (39,9%), face ao ano anterior.

O PS perdeu o distrito e mais de quatro mil votos, com a AD a ficar em terceiro lugar, a apenas 667 votos de eleger um deputado, por troca com o PS.

Em Beja, o Chega obteve uma vitória com mais quase mil votos que o PS (27,73%), mas o número de deputados manteve-se dividido pelos três principais partidos, com a AD em terceiro lugar.

Em comparação com 2024, o Chega subiu quatro mil votos, mais ou menos o mesmo número que o PS perdeu.

No Algarve, em 2024, o Chega ganhou o círculo eleitoral, mas os nove deputados foram divididos de forma igual pelos três principais partidos, um resultado que não se verificou agora.

Aqui, o Chega aumentou quase 14 mil votos, com o PS a perder o mesmo valor. Na proporção de eleitos, o Chega elegeu quatro deputados, contra três da AD e dois do PS.

Foi no distrito de Faro que o Chega obteve o melhor resultado nacional, com (33,9%), acima da AD no plano nacional.

Com quase totalidade dos votos contados, os resultados provisórios da secretária-geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) dão a vitória à AD, seguida pelo PS a cerca de dez pontos percentuais, com pouca vantagem sobre o Chega.

Leia Também: Contados os votos, quem ganhou no seu concelho? Veja aqui

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas