"No PS, fazemos confrontos internos, mas terminados ficamos unidos. Somos um partido inteiro. O PS sempre teve essa capacidade de se unir."
Pedro Nuno Santos, a seguir à proclamação dos resultados oficiais das eleições para o cargo de secretário-geral do PS, em que derrotou as candidaturas de José Luís Carneiro e de Daniel Adrião
16-12-2023
"António Costa tem o seu espaço de possibilidades aberto e ao seu dispor, com a certeza de que terá o PS ao seu lado (...) Espero que o país possa continuar a contar de alguma forma com o contributo de António Costa."
Após um encontro com António Costa, na sede nacional do PS, em Lisboa
17-12-2023
"Vai ser ótimo. Tenho muito respeito pelo senhor Presidente da República, tenho uma boa relação com o Presidente da República."
À saída do 24.º Congresso Nacional do PS, em Lisboa, questionado sobre como será o seu relacionamento com o Presidente da República, que quis a sua demissão em dezembro de 2022
05-01-2024
"[Vamos] ganhar as regionais, as europeias, as autárquicas e as presidenciais, com a certeza de que, nas presidenciais, o PS apoiará um candidato como há muito tempo não o faz."
No congresso do PS
06-01-2024
"Não há qualquer problema com a TAP. Nós temos problemas muito sérios no país, a TAP não é um problema. (...) TAP era uma empresa cronicamente deficitária, que dava prejuízo. Hoje é uma empresa saudável, que dá lucro e nós temos orgulho do trabalho que fizemos."
19-01-2024
"[O programa económico apresentado pela AD (PSD/CDS-PP/PPM)] É uma carta ao Pai Natal fora de tempo."
25-01-2024
"Aos jornalistas que têm andado connosco e que me têm acompanhado, façam o favor de dizerem lá nas redações que nós gastamos a maior parte do tempo a falar sobre o que queremos para o país e não a falar sobre os nossos adversários. É que depois editam e os comentadores só veem a parte editada e pensam que só falamos dos nossos adversários."
No início da sua intervenção no comício de Santarém, na Casa do Campino
28-02-2024
"O PS será oposição, nós vamos liderar a oposição. Seremos oposição, renovaremos o partido e procuraremos recuperar os portugueses descontentes com o PS. Essa é a nossa tarefa daqui para a frente."
No final da noite eleitoral, após a derrota nas eleições legislativas
10-03-2024
"O discurso a que assistimos ontem [terça-feira] foi um discurso muito mais focado na oposição do que propriamente em Portugal, parecia na verdade construir um discurso, uma narrativa a utilizar numa eventual campanha eleitoral."
Sobre o discurso de tomada de posse do XXIV Governo Constitucional
03-04-2024
"Nós estamos perante um embuste, uma fraude, um Governo a enganar os portugueses. Nós estivemos meses a avisar de que as medidas, de que a candidatura da AD não era credível e esta é a primeira prova, é o primeiro momento em que isso fica claro."
Sobre o anuncio fiscal anunciado pelo governo, já que "dos 1.500 milhões de euros de poupança fiscal anunciados por Luís Montenegro, 1.300 milhões são responsabilidade do Governo do Partido Socialista"
12-04-2024
"Nem eu nem nenhum português ouviu nenhum plano. Aquilo que foi apresentado foi um 'powerpoint' com um conjunto de medidas que descrevem aquilo que já é hoje o trabalho diário do SNS. Não há nenhuma visão para o SNS, nenhuma reforma."
Sobre o programa de emergência para a saúde apresentado pelo primeiro-ministro
29-05-2024
"As medidas que o PS apresentou na Assembleia da República não chegam aos 300 milhões de euros por ano. É muito importante que nós tenhamos consciência disso, porque as medidas que o Governo já apresentou e anunciou - as que têm impacto orçamental conhecido - totalizam já 2,9 mil milhões de euros."
25-07-2024
"Retiro desta medida [suplemento extraordinário para idosos] uma conclusão: o Governo quer, está convencido que precisa de ter umas eleições antecipadas. É a única razão para esta medida."
15-08-2024
"O Partido Socialista nunca viabilizará um Orçamento de Estado que inclua ou tenha como pressuposto os regimes para o IRS e IRC que deram entrada na Assembleia da República."
01-09-2024
"Só não haverá Orçamento de Estado se o Governo não quiser e só haverá eleições antecipadas se o Governo ou o senhor Presidente da República quiserem."
23-09-2024
"Prefiro, para ser claro e frontal com todos vós, perder eleições a defender as nossas convicções."
No 19.º Congresso Regional do PS, em Ponta Delgada
29-09-2024
"Nós queremos evitar eleições e queremos evitar um chumbo do orçamento. Daremos o nosso contributo."
À saída da sede do PS, onde estava desde que saiu da reunião que teve ao final da tarde com o primeiro-ministro, Luís Montenegro
03-10-2024
"Aqueles que no nosso partido têm acesso à televisão precisam mais vezes de descer do pedestal e de estar com o partido, sentir o partido, com os militantes. Se o fizerem vão perceber rapidamente que não há um único militante do PS que goste de ver dirigentes do PS a fazer o jogo da direita, o jogo do Governo."
13-10-2024
"Que ninguém tenha ilusões sobre a unidade do PS. Essa é clara e quem acompanha a vida interna do PS sabe muito bem que nós temos um partido unido."
Na conferência de imprensa em que anunciou que vai propor aos órgãos do partido a abstenção no Orçamento do Estado para 2025, permitindo assim a sua viabilização
17-10-2024
"Achar que resolvemos o problema da insegurança só pela via da repressão é não perceber nada de como é que se constroem sociedades seguras. Sociedades seguras constroem-se com coesão, com igualdade, com o combate à desigualdade."
Em visita ao projeto "Gira no Bairro -- uma esquadra aberta à comunidade", que funciona na esquadra da PSP de Caxias
04-11-2024
"Qualquer político deve ser coerente ao longo do tempo que está em funções e, portanto, espero que o senhor Presidente da República não lide de forma diferente com estes temas [crise no INEM] como lidou no passado com outros."
Após uma visita ao Hospital Garcia de Orta, em Almada, Setúbal
13-11-2024
"Como secretário-geral do PS devo moderar a minha palavra sobre as presidenciais."
RTP, 22-11-2024
"Se, para ganhar eleições, eu tenho que fazer ou dizer aquilo que a extrema-direita diz, eu prefiro perder."
Na conferência que assinala o terceiro ano da CNN Portugal
25-11-2024
"Portugal é um dos países mais seguros do mundo e isso é um motivo de orgulho para nós, mas é também um trabalho inacabado, como a própria democracia."
27-11-2024
"A tarefa de Mário Soares, que Mário Soares iniciou e à qual deu corpo, ainda não está acabada. Nós ainda temos de completar as liberdades, as liberdades todas, a liberdade de termos uma vida decente"
Na sessão evocativa que assinala o centenário do nascimento de Mário Soares, na Fundação Calouste Gulbenkian
07-12-2024
Leia Também: OE atribulado e derrota e vitória eleitorais marcam 1.º ano de Pedro Nuno