Montenegro sente-se "farol do país" e pede que votem "massivamente na AD"

O líder do PSD afirmou hoje que sente "a responsabilidade de ser o farol do país", com a oposição sempre a olhar para trás, e apelou a que os portugueses que querem estabilidade "votem massivamente" na AD.

Notícia

© Rita Franca/NurPhoto via Getty Images

Lusa
10/05/2025 16:30 ‧ há 5 horas por Lusa

Política

Legislativas

Luís Montenegro falava num comício no mercado de Vila Nova de Famalicão (Braga), depois de entrar em ombros e ser conduzido dessa forma até ao palco por membros das juventudes partidárias que acompanham a AD -- Coligação PSD/CDS-PP.

 

"Aproveito este calor humano que sinto aqui em Famalicão, no Minho, para dizer que eu sinto vontade, convicção, força redobrada pelo que todos me têm transmitido e por verificar que estão todos os outros a olhar para nós: sinto a responsabilidade de ser o farol deste país e de trazer este país para a frente", disse.

Montenegro defendeu que "a campanha da AD tem sido espetacular", quer pelo apoio que tem recebido, quer pelas ideias que tem apresentado, considerando que os restantes partidos só as têm comentado.

"Nesta campanha podemos dizer que levamos a luz, a lanterna e olhamos para o lado e vimos profissionais do retrovisor, sempre a olhar para trás quando nós só queremos olhar para a frente", criticou.

Depois, abordou a questão da governabilidade, acusando a oposição de perder tempo a tentar perceber o que a AD fará depois das eleições e para garantir a estabilidade.

"Vamos garantir essa coligação com o braço dado com os portugueses, a nossa coligação é com os portugueses, é essa que nos guia, é nessa que eu estou focado e é nessa que eu peço a vossa ajuda para firmarmos o maior contrato de coligação que é necessário para dar estabilidade a Portugal, que é a confiança do povo português", pediu, assegurando que "não há nenhum papão" na coligação PSD/CDS-PP.

Admitindo que todos os indicadores apontam para a vitória da AD, Montenegro avisou que "há um pequeno detalhe", reiterando que que todos têm de ir votar e que quem coloca a estabilidade como prioridade só o pode fazer nesta força política.

"Se é isso que as pessoas querem, então todos têm de votar massivamente no único projeto que garante estabilidade (...) Confiem em nós, deem-nos uma maioria maior que nós saberemos retribuir", referiu.

O líder da AD apontou várias áreas, que considera terem sido melhoradas pelo executivo PSD/CDS-PP e que deixaram de ser tema de campanha, como a imigração ou a segurança.

"Há 11 meses tínhamos um país que estava sem controlo: precisamos de mais recursos humanos, mas ninguém quer que isso se faça sem regras, numa balbúrdia", afirmou, defendendo que o seu Governo "criou regras para que aqueles que vêm por bem" possam ter uma vida digna.

Também na segurança, criticou os que lhe chamaram autoritário ou até "xerife Montenegro".

"Nesse dia estava tudo mal, mas agora ninguém quer falar de segurança porque só tinham uma coisa a dizer: parabéns ao Governo", apontou.

O primeiro-ministro deixou ainda um elogio especial às pessoas de Famalicão, "terra de gente trabalhadora, que não vive a contar apenas com o que o Estado dá ou o que lhes é transmitido pela via familiar", numas eleições antecipadas que têm na origem dúvidas da oposição sobre a empresa criada por Luís Montenegro e transmitida, entretanto, aos seus filhos.

Em Braga, é cabeça de lista o líder parlamentar e secretário-geral do PSD, Hugo Soares. Em 2024, a AD elegeu por este círculo oito dos 19 deputados deste círculo, seguindo-se o PS com seis, o Chega com quatro e a IL com um.

[Notícia atualizada às 16h35]

Leia Também: "Quem não serviu para ministro, não pode ser melhor primeiro-ministro"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas