"Positivo". Cabeça de lista do PAN saúda "descida da abstenção"

O cabeça de lista do PAN às eleições europeias, Pedro Fidalgo Marques, saudou hoje a descida da abstenção em relação ao ato eleitoral de 2019, afirmando que "é sempre algo positivo que as pessoas se tenham mobilizado para votar".

Pedro Fidalgo Marques - PAN

© Imagem cedida pelo PAN - Fábio Pinto

Lusa
09/06/2024 19:33 ‧ 09/06/2024 por Lusa

Política

Europeias

sempre de salutar quando temos descida da abstenção. Neste momento em relação a 2029 tivemos mais votação", disse aos jornalistas à chegada pelas 19h10 ao quartel-general do partido para a noite eleitoral, no Teatro Thalia, em Lisboa.

As eleições para o Parlamento Europeu registaram hoje em território nacional uma taxa de abstenção entre 58,6% e 64,5%, de acordo com as projeções televisivas.

A sondagem da RTP/Universidade Católica aponta para uma taxa de abstenção entre 60% e 63%.

Já uma projeção da TVI/CNN estima uma taxa de abstenção entre 58,6% e 64,5%.

Há cinco anos, Portugal viu a taxa de abstenção em eleições europeias atingir quase 70%, uma participação eleitoral que registou mínimos históricos desde as primeiras eleições para o Parlamento Europeu, em 1987.

Pedro Fidalgo Marques disse ainda que ainda não tem nenhum discurso preparado, ressalvando que vai "aguardar os resultados serenamente".

"Cá estamos serenos, a aguardar pelos resultados. Confiantes que fizemos o melhor para divulgar as causas do PAN para mostrar programa do PAN e por isso vamos aguardar os resultados serenamente", salientou.

O cabeça de lista do PAN adiantou ainda que, caso não consiga ser eleito, assumirá a responsabilidade.

"Fui que encabecei esta lista. Somos uma lista de 28 pessoas, que trabalhámos por este percurso e por isso teremos cá para assumir essas responsabilidades", disse.

Antes das declarações de Pedro Fidalgo Marques, a líder do partido, Inês de Sousa Real, também saudou os portugueses por terem saído à rua para votar.

"Ainda assim abstenção continua a ser alta, em particular numa área que diz respeito às vidas pessoas e ao futuro quer da Europa, quer de Portugal, e não podemos deixar de lamentar que continuemos a ter estas taxas de abstenção. (...) É preciso que esta mobilidade voto seja replicada a outros atos eleitorais para podermos ter mais pessoas em qualquer ponto do país   a participar", realçou.

"Vamos aguardar com toda a serenidade e saudar as pessoas por terem participado", acrescentou Sousa Real.

No total, cerca de 361 milhões de eleitores dos 27 países da UE foram chamados a escolher a composição do próximo Parlamento Europeu (PE), elegendo 720 eurodeputados, mais 15 que na legislatura anterior. A Portugal cabem 21 lugares no hemiciclo.

[Notícia atualizada às 19h58]

Leia Também: PAN destaca importância da diminuição do consumo de carne

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas