Meteorologia

  • 14 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Campanha da IL percorre nove dos 18 distritos e centra-se em Lisboa

A campanha da Iniciativa Liberal para as eleições europeias, agendadas para 09 de junho, vai passar por nove dos 18 distritos de Portugal continental e centrar-se, sobretudo, no de Lisboa.

Campanha da IL percorre nove dos 18 distritos e centra-se em Lisboa
Notícias ao Minuto

14:31 - 25/05/24 por Lusa

Política Europeias

De acordo com o programa divulgado, a IL começa e termina a campanha em Lisboa e, pelo meio, passa pelos distritos de Aveiro, Bragança, Faro, Leiria, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.

Entre as várias ações previstas, que são entre duas a três por dia, estão iniciativas de rua, visitas, reuniões, jantares e comícios.

Ainda antes do período oficial de campanha, que decorre de 27 de maio a 07 de junho, os liberais marcam presença nas festas da Braga Romana e do Senhor de Matosinhos, nos distritos de Braga e do Porto, respetivamente, e no Mercado de Santana, no distrito de Leiria.

Na segunda-feira, a IL, sob o mote "Europa um espaço de liberdade", centra o dia em Lisboa com uma ação de rua e um jantar-comício, momentos em que o cabeça de lista ao Parlamento Europeu, João Cotrim de Figueiredo, estará acompanhado do líder do partido, Rui Rocha.

No dia seguinte, João Cotrim de Figueiredo continuará por Lisboa tendo em agenda um almoço e o último debate televisivo com os oitos cabeças de lista dos partidos com representação parlamentar.

Nos dois dias seguintes, a 29 e 30 de maio, a caravana da IL vai andar pelos distritos de Aveiro, Porto e Viana do Castelo regressando, a 31, ao de Lisboa.

No único fim de semana no período oficial de campanha, o candidato liberal estará nos distritos de Faro e Lisboa, no sábado, e nos de Faro e Setúbal, no domingo, dia de voto antecipado para as europeias, voto esse que o presidente do partido, natural de Braga, exercerá em Setúbal.

Depois do último debate a oito, organizado pelas rádios na manhã de 03 de junho, em Lisboa, a IL seguirá para Aveiro e, nos dois dias seguintes, para Bragança, Viseu e Porto.

Na reta final da campanha, João Cotrim de Figueiredo centrar-se-á em Lisboa onde, como já é habitual, decorrerá a noite eleitoral.

As últimas europeias, em 2019, foram o primeiro ato eleitoral a que a IL se apresentou (depois da fundação em 2017), tendo conseguido menos de 30.000 votos (0,88% do total).

Concorrem às eleições europeias, que se realizam em Portugal a 09 de junho, 17 forças políticas.

Leia Também: Europeias? "O principal adversário da IL é mesmo a abstenção", diz Cotrim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório