Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

"Portugueses conhecem os nossos candidatos, têm provas dadas"

Ex-ministra e atual deputada socialista Marta Temido será a cabeça de lista do PS às Europeias.

"Portugueses conhecem os nossos candidatos, têm provas dadas"
Notícias ao Minuto

00:02 - 23/04/24 por Notícias ao Minuto om Lusa

Política PS

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, afirmou, esta segunda-feira, que o partido tem "um conjunto de candidatos" às eleições Europeias que merece a "preferência maioritária" dos portugueses, defendendo que são pessoas que  "têm provas dadas" e que levam a que o PS se apresente com "confiança" para as eleições de junho.

"Vamos trabalhar para ganhar", começou por dizer Pedro Nuno Santos, em declarações na sede nacional do PS.

"O que eu acredito é que, perante a lista que nós fizemos, com seriedade, com renovação, com profundo respeito pela igualdade e pela necessidade de ter uma lista igualitária, com quadros com experiência, seja governativa, parlamentar, autárquica, temos uma lista com qualidade, que julgo, obviamente na opinião de secretário-geral do PS, que merece ter a preferência maioritária dos portugueses e é para isso que nós vamos trabalhar", acrescentou.

O líder socialista notou que o partido tem "um conjunto de candidatos que merece essa preferência maioritária".

"Os portugueses conhecem os nossos candidatos, o trabalho que fazem na política", frisou, referindo que os mesmos "têm provas dadas". "E é por isso que nos apresentamos com confiança", completou.

De notar que a lista do PS às eleições europeias, que será encabeçada pela ex-ministra Marta Temido e que é de total renovação, foi hoje aprovada pela Comissão Política Nacional com 76% dos votos a favor.

A reunião da Comissão Política Nacional do PS, que decorreu no Largo do Rato, aprovou as escolhas do líder do PS, Pedro Nuno Santos, para as eleições europeias de 09 de junho, lista da qual não consta qualquer nome que seja atualmente eurodeputado.

Marta Temido, atual deputada e ex-ministra da Saúde em três governos de António Costa, lidera esta lista, seguida por Francisco Assis, atualmente deputado do PS e ex-presidente do Conselho Económico e Social, e por Ana Catarina Mendes, também deputada e ex-ministra.

Segue-se Bruno Gonçalves, secretário-geral dos jovens da Internacional Socialista, e André Rodrigues, deputado do PS na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Em sexto surge Carla Tavares, presidente da Câmara da Amadora e presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, seguida de Isilda Gomes -- presidente da Câmara Municipal de Portimão e da Associação Nacional de Autarcas do PS.

Sérgio Gonçalves, deputado do PS na Assembleia Legislativa da Madeira e antigo presidente do PS/Madeira, aparece em oitavo lugar e em nono -- atualmente o PS tem nove eurodeputados -- está Miguel Lemos, atualmente presidente do Conselho de Administração das Águas de Gaia.

Eis a lista completa de candidatos às eleições europeias hoje aprovada pela Comissão Política do PS:

  1. Marta Temido
  2.  Francisco Assis
  3. Ana Catarina Mendes
  4. Bruno Gonçalves
  5. André Rodrigues
  6. Carla Tavares
  7. Isilda Gomes
  8. Sérgio Gonçalves
  9. Miguel Lemos
  10. Joana Sá Pereira
  11. Pedro do Carmo
  12. Inês João Rodrigues
  13. Jorge Manuel Santos Conde
  14. Lúcia Silva
  15. Mário Balsa
  16. Inês Pinto
  17. Francisco Themudo
  18. Margarida Cardoso
  19. Ana Cláudia Moreira
  20. Hélio Fazendeiro
  21. João Soares

Leia Também: Marta Temido será cabeça de lista do PS para as Europeias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório