Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 23º

Descida do IRS tem "consenso" e é "prioritária" em relação à do IRC

Sérgio Sousa Pinto apontou ainda que o consenso existente em relação á descida do IRS não era só a nível político, como também social.

Descida do IRS tem "consenso" e é "prioritária" em relação à do IRC
Notícias ao Minuto

09:30 - 17/01/24 por Notícias ao Minuto

Política Sérgio Sousa Pinto

O socialista Sérgio Sousa Pinto falou, na terça-feira, sobre a importância da descida do IRS, considerando que esta era uma medida prioritária à descida do IRC - apontando também que a descida do primeiro imposto era algo que reunia um "grande consenso".

"Considero que é prioritário baixar o IRS", afirmou, no seu espaço de comentário na CNN Portugal. Sousa Pinto defendeu que esta medida é fundamental por forma a "aliviar os indivíduos, as famílias".

"O IRC pode baixar, mas o que é prioritário é baixar o IRS. E ficaria muito surpreendido se fosse possível baixar os dois de forma significativa. Porque fingir que se baixa – e baixar umas coisas só para aparecer no jornal da Noite – qualquer um consegue. Agora, mudar o perfil da economia portuguesa e maneira como vivemos, aumentando significativamente os rendimentos das pessoas, não fingindo que a classe média é rica – que é o que o nossos sistema fiscal faz… Isso é que é uma grande transformação", considerou, apontando que há "um grande consenso alargado" quanto à diminuição do IRS.

"Porque os próprios patrões e empregadores reconhecem que não é possível aumentar de forma significativa o rendimento dos trabalhadores enquanto eles forem penalizados com uma carga fiscal tão elevada", justificou, exemplificando com as propostas da CIP  no sentido desta descida.

"Há um grande consenso social e um grande consenso político, porque quase todos os partidos se têm manifestado em favor de uma diminuição do IRS.

Leia Também: Já começou a validar as suas faturas? Este vídeo do Fisco dá uma ajuda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório