Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Livre quer saber se gémeas tiveram favorecimento para obter nacionalidade

Rui Tavares reforçou que se deve apurar se houve, ou não, favorecimento no tratamento das gémeas. "Precisamos de ser justos", afirmou.

Livre quer saber se gémeas tiveram favorecimento para obter nacionalidade
Notícias ao Minuto

17:13 - 13/12/23 por Notícias ao Minuto

Política Rui Tavares

O deputado Rui Tavares, do Livre, realçou, esta quarta-feira a importância de se saber se as gémeas luso-brasileiras, que receberam um medicamento de quatro milhões de euros no Hospital Santa Maria, "tiveram a nacionalidade portuguesa por algum processo mais expedido do que qualquer outra pessoa tenha passado". 

Rui Tavares reforçou que se deve apurar se houve, ou não, favorecimento no tratamento das gémeas. "Precisamos de ser justos e saber se em relação à administração do medicamento, se alguém que tinha o mesmo direito ao medicamento e que não tenha tido o mesmo tratamento sendo clinicamente justificado", realçou Rui Tavares. 

Em declarações aos jornalistas, o deputado salientou mais uma vez que se deve apurar se "houve algum tratamento de exceção ou de favor" no tratamento das menores. 

Esta quarta-feira, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, a garantir que não marcou qualquer consulta no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para as gémeas luso-brasileiras. 

"É curioso porque primeiro ouvi falar que teria sido eu a marcar a consulta. Já se chegou à conclusão que, como tenho dito, não marquei qualquer consulta no Serviço Nacional de Saúde. Depois ouvi falar que existiria um e-mail, não me chegou ainda nenhum e-mail", reiterou Lacerda Sales, numa declaração à rádio Antena 1, lamentando ainda as "suposições" em torno deste caso.

As declarações foram proferidas na sequência da conclusão da auditoria realizada ao caso das gémeas luso-brasileiras, anunciada hoje por Ana Paula Martins, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria, na qual adiantou que a primeira consulta para as irmãs gémeas foi pedida pela secretaria de Estado.

Leia Também: Chega quer ouvir pais das gémeas no Parlamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório