Meteorologia

  • 18 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 33º

IL quer Governo a dar "preponderância" à literacia financeira nas escolas

Liberais querem "incluir aspetos elementares de literacia financeira no currículo escolar do ensino básico".

IL quer Governo a dar "preponderância" à literacia financeira nas escolas

A Iniciativa Liberal (IL) deu entrada na Assembleia da República, na quinta-feira, um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que "dê a preponderância devida à literacia financeira em contexto escolar".

Em concreto, os liberais pretendem que o Executivo atualize "o Referencial de Educação Financeira que data de 2013, tal como já estava previsto no Plano Nacional de Formação Financeira 2021-2025", bem como "considerar incluir aspetos elementares de literacia financeira no currículo escolar do ensino básico de forma que todos os alunos estejam expostos aos mesmos independentemente das escolhas vocacionais que façam no ensino secundário".

No documento, lê-se também que uma das recomendações dos liberais é que o Governo inclua "explicitamente a literacia financeira nas áreas de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória".

A IL argumenta que, na última década, "o mundo financeiro tornou-se mais complexo, com uma oferta crescente de produtos financeiros diferenciados, incluindo pela via digital, que introduzem novos desafios, oportunidades e fatores de risco".

"As decisões financeiras são mais frequentemente tomadas de forma individual sem intermediação de instituições financeiras, colocando as pessoas no centro dessas decisões e concentrando os riscos relativos à poupança e investimento nas mesmas", lê-se na mesma lista, onde os liberais realçam que "a evolução demográfica e o envelhecimento da população exercem maior pressão nos sistemas de segurança social, que pode ser mitigada por uma aposta em sistemas".

Leia Também: Inquérito revela que 24,7% dos angolanos dominam conceitos financeiros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório