Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Juventude Socialista quer recuo na redução da duração dos estágios profissionais

A Juventude Socialista (JS) disse hoje ser "inconcebível" que a duração dos estágios profissionais seja reduzida para nove meses, tendo pedido ao Governo para recuar na medida.

Juventude Socialista quer recuo na redução da duração dos estágios profissionais
Notícias ao Minuto

18:19 - 01/07/14 por Lusa

Política João Torres

"A JS considera inconcebível que o período de duração dos estágios profissionais seja reduzido de 12 para nove meses, o que poderá implicar a perda do direito ao subsídio de desemprego por parte de milhares de jovens", diz a organização política em nota hoje enviada às redações.

Para os jovens socialistas, a duração de 12 meses para um estágio profissional "corresponde ao período mínimo necessário para promover uma sólida inserção na vida ativa dos jovens, designadamente dos jovens recém-licenciados".

A entidade diz também que "na maioria dos casos" os estágios profissionais "são utilizados pelas empresas para assegurar a contratação de trabalhadores com benefícios por parte do Estado, sem qualquer perspetiva real de integração e aprendizagem progressiva".

"Muitas empresas estão a dispensar trabalhadores mais antigos e a proceder a uma contratação encapotada através dos estágios profissionais, forçando desequilíbrios geracionais no mercado de trabalho", advoga o líder da JS, João Torres, citado no comunicado de imprensa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório