Juventude Socialista quer recuo na redução da duração dos estágios profissionais

A Juventude Socialista (JS) disse hoje ser "inconcebível" que a duração dos estágios profissionais seja reduzida para nove meses, tendo pedido ao Governo para recuar na medida.

--

©

Lusa
01/07/2014 18:19 ‧ 01/07/2014 por Lusa

Política

João Torres

"A JS considera inconcebível que o período de duração dos estágios profissionais seja reduzido de 12 para nove meses, o que poderá implicar a perda do direito ao subsídio de desemprego por parte de milhares de jovens", diz a organização política em nota hoje enviada às redações.

Para os jovens socialistas, a duração de 12 meses para um estágio profissional "corresponde ao período mínimo necessário para promover uma sólida inserção na vida ativa dos jovens, designadamente dos jovens recém-licenciados".

A entidade diz também que "na maioria dos casos" os estágios profissionais "são utilizados pelas empresas para assegurar a contratação de trabalhadores com benefícios por parte do Estado, sem qualquer perspetiva real de integração e aprendizagem progressiva".

"Muitas empresas estão a dispensar trabalhadores mais antigos e a proceder a uma contratação encapotada através dos estágios profissionais, forçando desequilíbrios geracionais no mercado de trabalho", advoga o líder da JS, João Torres, citado no comunicado de imprensa.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas