Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Estado de saúde de Marcelo foi "gerido com toda a transparência"

O comentador Luís Marques Mendes elogiou a postura tomada pela Presidência da República na gestão desta situação.

Estado de saúde de Marcelo foi "gerido com toda a transparência"
Notícias ao Minuto

08:14 - 06/07/23 por Ema Gil Pires

Política Luís Marques Mendes

O comentador Luís Marques Mendes considerou, na noite de quarta-feira, que o mais recente "episódio" relativo ao estado de saúde do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, "foi gerido com toda a transparência".

"Soube-se logo tudo: o que tinha acontecido na Faculdade [de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa], o transporte para o hospital, que se tinha tratado de um desmaio e depois, no hospital, soube-se logo todas as informações [acerca do seu estado de saúde]", explicou o ex-líder social-democrata, em declarações proferidas na SIC Notícias.

Considerando que a Presidência da República geriu "bem" toda a situação, ao "falar com verdade" e ao "não ocultar nada", Luís Marques Mendes lembrou que não foi a primeira vez que um procedimento semelhante foi adotado: "Há quatro ou cinco anos, quando também teve um desmaio, em Braga, também foi tudo tratado com enorme transparência. E acho que é assim que deve ser".

E defendeu, a seguir, a sua posição: "É uma questão de respeito pelas pessoas, de as pessoas ficarem a saber tudo relativamente à saúde do Presidente - sobre se está em condições para o exercício do cargo".

O comentador disse ainda ter ficado "tranquilo e descansado" no que toca à saúde do chefe de Estado após ter ligado ao chefe da Casa Civil do Presidente da República, Fernando Frutuoso de Melo, que lhe explicou que se tratou apenas de um "episódio pontual que não tinha consequências".  

Já sobre as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa à saída do hospital, o ex-presidente dos sociais-democratas disse interpretá-las "em dois sentidos". Primeiro, que se trata de "uma pessoa com sentido de humor", pois após "ter tido aquele problema, que deve ter sido desconfortável, acho que ele rapidamente recuperou a boa disposição".

"E, ao falar aos portugueses quando saiu do hospital, com este à-vontade e boa disposição, também passa a mensagem de que está tudo bem. E pelos visto está, os médicos atestaram", apontou ainda, falando de uma postura "genuína e autêntica".

As declarações do chefe do Governo, António Costa, na sequência deste incidente, também mereceram a atenção de Marques Mendes. Apesar de ressalvar que um "problema de saúde não é propriamente um caso de análise política", disse interpretar as mesmas como se tratando de uma "questão de correção pessoal e institucional".

Importa recordar que Marcelo Rebelo de Sousa sofreu, na tarde de quarta-feira, o impacto do calor de verão e da agenda atarefada durante uma visita à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no polo na Costa da Caparica, que o fez desmaiar.

Às 15h45, conforme foi confirmado pela Presidência da República ao Notícias ao Minuto, Marcelo sentiu uma "indisposição" após uma cerimónia nessa instituição de ensino. Cerca de 20 minutos depois, deu entrada no Hospital de Santa Cruz, em Oeiras, "por precaução", informou na mesma tarde a sua assessoria de comunicação.

Marcelo Rebelo de Sousa teve alta hospitalar cerca de quatro horas depois, saindo do hospital pelo próprio pé. Em declarações aos jornalistas, garantiu que já se sentia "muito melhor" e que sofreu uma "indisposição" após misturar moscatel com uma bebida nutricional. "Foi uma quebra de tensão repentina", explicou.

Leia Também: Marques Mendes avança nomes prováveis às Europeias: Temido e Moreira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório