Está tudo em jogo porque Esquerda e Direita estão "taco a taco"

O porta-voz do Livre alertou hoje o eleitorado de que ainda está tudo em jogo porque a esquerda e a direita estão "taco a taco" e é possível alcançar uma maioria de esquerda até dia 18 de maio.

Notícia

© Adelino Meireles/Global Imagens

Lusa
09/05/2025 23:14 ‧ há 8 horas por Lusa

Política

Legislativas

"A única coisa que eu vos peço ao saírem daqui é que pensem que o jogo ainda não acabou", afirmou Rui Tavares perante uma sala lotada na Academia Almadense, em Almada, no distrito de Setúbal, círculo eleitoral onde nas últimas eleições legislativas elegeu o primeiro deputado.

 

Num discurso de meia hora, pautado por muitas críticas à direita, o dirigente do Livre considerou que há muitos líderes políticos que pensam que as regras das eleições são as regras do campeonato nacional de futebol onde quem ganha é quem alcança o primeiro lugar.

"No jogo do campeonato de futebol aquilo que importa é ver quem é que chega em primeiro e no jogo do parlamentarismo aquilo que importa é ver quem é que dá condições de governabilidade ao país, quem consegue estabelecer uma maioria mais coerente e mais consistente no parlamento, quem consegue dar uma base de apoio ao governo", especificou.

E acrescentou: "Não se confundam porque são regras muito diferentes".

E pedindo às pessoas presentes na sala para olhar para as sondagens, matéria sobre a qual falou pela primeira nesta campanha eleitoral, Rui Tavares advertiu que "está tudo em jogo".

"Está tudo em jogo porque estamos `taco a taco´ entre o progresso e a ecologia de um lado e a aliança entre um `montenegrissimo´ e o `motoserrismo´ do outro. Portanto, até dia 18 de maio toca de convencer toda a gente e toca de lhes explicar, nem precisa de ser com as minhas palavras pode ser com os palavras do senhor Presidente da República, que nos diz claramente que não interessa estar a indigitar o primeiro-ministro do partido que fica em primeiro", frisou.

O dirigente do Livre, que foi muitas vezes interrompido com aplausos, lembrou que, em tempos, a esquerda conseguiu juntar-se e dar a volta, numa alusão à `geringonça´.

"A esquerda junta conseguiu dar e pode voltar a dar a volta", vincou.

Tal como o tem feito desde o início da campanha, Rui Tavares voltou a dizer que está disponível para assumir funções num governo progressista, ecologista e europeísta.

Leia Também: Rui Tavares promete combater "orgulhosamente" o "anticiganismo"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas