Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 15º

Portugal precisa "abrir a mente" para conviver com fenómeno da imigração

Líder do PSD defende, contudo, que a imigração deve ser feita de forma controlada e com regras.

Portugal precisa "abrir a mente" para conviver com fenómeno da imigração
Notícias ao Minuto

10:11 - 28/06/23 por Andrea Pinto

Política Luís Montenegro

Luís Montenegro, líder do PSD, esteve esta quarta-feira num encontro da Câmara do Comércio Americana em Portugal, onde discursou sobre a necessidade de Portugal precisar de mais pessoas no país para se tornar mais competitivo.

O social democrata começou por referir que mesmo que Portugal conseguisse "reter os nossos jovens e inverter a taxa de natalidade", não conseguiria "a competitividade ao nível dos recursos humanos, [nem] ser suficientemente pujante e robusto para ser competitivo".

Por esse motivo, defendeu, "Portugal precisa efetivamente de ter um programa de atração, acolhimentos e integração de imigrantes".

"Nós precisamos mesmo de abrir as nossas mentes, os nossos horizontes de pensamentos e abrir as nossas tradições culturais para poder conviver com este fenómeno", disse, referindo-se à imigração, e vincando que o pais precisa de "novos portugueses, da mesma forma que os EUA precisaram de novos norte-americanos".

Contudo, lembrou, é "tão essencial acolher pessoas de outras origens, como tratá-las bem, para elas contribuírem para o crescimento do nosso país".

"Quando falo da necessidade de ter esta matéria regulada - imigração com regras - quero dizer é preciso ter um pais aberto, de braços abertos, [...] mas fazê-lo de forma ordenada", sublinhou.

Luís Montenegro esteve esta manhã num encontro com a Câmara do Comércio Americana em Portugal, no Hotel Marriot, em Lisboa.

Leia Também: Montenegro pede a Marcelo que vete alterações a diploma de apoio à renda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório