Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

PSD quer que CPI apresente queixa-crime contra João Galamba

Em causa, estão possíveis falsas declarações prestadas pelo ministro das Infraestruturas.

PSD quer que CPI apresente queixa-crime contra João Galamba
Notícias ao Minuto

14:34 - 07/06/23 por Notícias ao Minuto

Política TAP

O PSD vai solicitar à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à TAP que envie ao Ministério Público uma queixa por “falsas declarações” do ministro das Infraestruturas, João Galamba.

Há aqui uma questão evidente: as três versões não coincidem. Verificamos uma discrepância grosseira entre o que disse Galamba, o secretário de Estado [Mendonça Mendes] e o primeiro ministro. Pode ter havido a prestação de falsas declarações, vamos dar entrada com um requerimento a pedir a ata das declarações do ministro de Galamba e remetê-las ao Ministério Público”, fez saber Paulo Moniz, esta quarta-feira, durante a audição a António Pires de Lima.

O partido 'laranja' entende que a queixa contra João Galamba não deve partir do PSD, mas da própria comissão de inquérito, uma vez que foi aí que foram prestadas as "falsas declarações".

Posto isto, pedem ao presidente da CPI à gestão da TAP, António Lacerda Sales, que remeta a documentação ao Ministério Público - para que este avalie a eventual matéria criminal contra o ministro.

Este requerimento surge depois de Mendonça Mendes ter contrariado as declarações de João Galamba, dadas numa audição sobre a atuação do SIS na recuperação de um computador levado do Ministério das Infraestruturas.

Mendonça Mendes confirmou que falou com o ministro, mas rejeitou qualquer "causalidade" entre a chamada de Galamba e o reporte ao SIS.  "Não, o reporte aos serviços de informação da República, ao Sistema de Informações da República não decorreu nem de nenhuma sugestão, nem de nenhuma orientação, nem de nenhuma indicação da minha parte, nem da parte de nenhum membro do Governo. E era assim que tinha de ser", garantiu.

Esta versão contraria a de João Galamba, que afirmou na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a gestão da TAP, em maio, que foi "o gabinete do primeiro-ministro" que lhe disse para "contactar o SIS", afirmando, mais tarde, tratar-se de António Mendonça Mendes. 

[Notícia atualizada às 14h58]

Leia Também: Galamba? "Podemos continuar a alimentar novela e não falar no essencial"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório