Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

TAP. "Qual é o parecer de Costa sobre este festival de incoerência?"

O ministro das Finanças, Fernando Medina, afirmou esta quinta-feira que não há "nenhum parecer adicional" relacionado com as demissões na TAP.

TAP. "Qual é o parecer de Costa sobre este festival de incoerência?"
Notícias ao Minuto

20:35 - 20/04/23 por Notícias ao Minuto

Política Iniciativa Liberal

Após o ministro das Finanças, Fernando Medina, ter afirmado esta quinta-feira que não há "nenhum parecer adicional" a fundamentar as demissões da TAP, o presidente da Iniciativa Liberal considerou haver uma mentira entre os ministros do Governo e quer respostas sobre aquilo que considera um "festival de incoerência".

"Primeiro, o Governo recusou enviar um parecer à comissão de inquérito à TAP. Depois, Ana Catarina Mendes assumiu a existência do parecer. Agora, Fernando Medina afirma que o dito parecer nunca existiu", começou por dizer, salientando que "a central de comunicação do PS já nem consegue sintonizar os ministros na mesma narrativa". 

Nesse sentido, Rui Rocha questiona: "Afinal qual dos ministros está a mentir? Qual é o parecer de António Costa sobre este festival de incoerência e total desrespeito pela Assembleia da República?"

De recordar que Fernando Medina afirmou hoje que não há "nenhum parecer adicional" a fundamentar a demissão do 'chairman' e da presidente da comissão executiva (CEO) da TAP além do que resulta do relatório da Inspeção-Geral de Finanças (IGF).

"Não há nenhum parecer, a ideia que se criou de que haveria um parecer... não há nenhum parecer adicional àquilo que é a base da justificação da demissão, que é mais do que suficiente para quem a leu, relativamente ao parecer da Inspeção Geral de Finanças", referiu Fernando Medina, que foi ouvido na Comissão de Orçamento e Finanças no âmbito do Programa de Estabilidade (PE) 2023-2027.

Respondendo a uma questão do deputado do Chega Rui Afonso, o ministro disse ainda que o Governo avaliará o pedido da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à TAP, quando este lhe for dirigido, precisando que o fornecimento de informação à CPI nunca constituirá um problema.

A SIC noticiou, na quarta-feira, que o parecer jurídico que fundamentaria a demissão da CEO e do 'chairman' (presidente do Conselho de Administração) da TAP, que o PSD requereu e o Governo não entregou - alegando que "o parecer em causa não cabe no âmbito da comissão parlamentar de inquérito (CPI)" e "a sua divulgação envolve riscos na defesa jurídica da posição do Estado" - não existe, havendo apenas a deliberação da assembleia-geral para a destituição dos administradores.

Leia Também: Demissões na TAP? "Não há nenhum parecer adicional", garante Medina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório