O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, recorreu às redes sociais, esta terça-feira, 21 de março, para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial.
No Twitter, Santos Silva aproveitou a ocasião para recordar o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
"No Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, recordemos o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos", escreveu o líder do Parlamento naquela rede social.
No Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, recordemos o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.
— Augusto Santos Silva (@ASantosSilvaPAR) March 21, 2023
A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 21 de março como Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial evocando o massacre de Sharpeville, na África do Sul.
Em 21 de março de 1960, em Sharpeville, a polícia sul-africana abriu fogo e matou 69 pessoas numa manifestação pacífica contra legislação do regime do apartheid, de segregação racial.
Leia Também: ONU alerta para "racismo e discriminação racial" contra refugiados