Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Crescimento do PIB? "Nenhum português sente que a sua vida está melhor"

Ana Gomes considerou ser "desinformação" enaltecer o "maior crescimento de há muito tempo", quando não se tem em conta o "impacto da inflação".

Crescimento do PIB? "Nenhum português sente que a sua vida está melhor"

Ana Gomes comentou, no domingo, na SIC Notícias, o estado da economia do país e o crescimento de 6,7% do Produto Interno Bruto (PIB), confirmado, na semana passada, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O crescimento, o mais alto de 1987, já tinha sido avançado pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, no final de dezembro.

Apesar do crescimento, a antiga diplomata considerou, no seu habitual espaço de comentário, que “nenhum português sente que a sua vida está melhor”.

“Só aqueles que, se calhar, vivem dos sistemas de especulação, porque o conjunto de cidadãos vê a inflação a roubar poder de compra”, ressalvou.

A socialista criticou ainda o Governo por enaltecer “o maior crescimento de há muito tempo”, acusando o Executivo de divulgar “desinformação”.

“Eu acho que é desinformação tentar dizer que se teve o maior crescimento de há muito tempo e, na prática, não contar com o impacto da inflação. Se o crescimento foi de 6,7%, a inflação foi de 7,8%. Não houve crescimento real”, destacou.

Sobre as greves e manifestações dos professores, Ana Gomes afirmou ser “insuportável não ver o Governo a tomar as medidas que se impõem para resolver os problemas de tensão social que estão nas ruas”.

Na ótica da socialista, as greves e negociações com os professores não dependem do ministro da Educação, João Costa, mas sim do primeiro-ministro, António Costa, que “terá de abrir os cordões à bolsa”.

Leia Também: Apoio ao crédito da casa? Quem tem poupanças deste valor fica de fora

Recomendados para si

;
Campo obrigatório