Ana Gomes sugere cargo europeu para Costa. "Pode ser muito útil à Europa"

A antiga eurodeputada socialista recordou a possibilidade de o primeiro-ministro concorrer a um cargo na liderança da União Europeia.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
20/02/2023 08:59 ‧ 20/02/2023 por Notícias ao Minuto

Política

Ana Gomes

As teses sobre uma potencial transição de António Costa para a Comissão Europeia não são recentes - aliás, a oposição já referiu que o primeiro-ministro pudesse dar esse passo após o final deste mandato à frente do Governo. Para Ana Gomes, Costa seria "muito útil à Europa", sugerindo que um cargo europeu esteja nas cartas para o líder socialista.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Ana Gomes elogiou a presença de António Costa na Etiópia, onde o primeiro-ministro esteve na Cimeira da União Africana.

A antiga eurodeputada do Partido Socialista, que esteve no Parlamento Europeu entre 2004 e 2019, considerou que foi "muito significativo que o primeiro-ministro lá tenha ido", vendo isso como "mais um passo para a demonstração de que ele pode ser muito útil à Europa".

"É bom que nos preparemos, em 2024 vamos ter eleições e não me estou a referir apenas às europeias", vincou Ana Gomes, que chegou a ser candidata presidencial.

Ana Gomes poderá estar a referir-se às eleições para o novo presidente da Comissão Europeia, que é escolhido pelo Parlamento Europeu após as eleições em cada país (atualmente, o cargo é detido por Ursula von der Leyen). Outra hipótese é o Conselho Europeu, que também realiza eleições em 2024 e em 2026.

António Costa tem deixado no ar quaisquer conclusões sobre o seu futuro político, não respondendo se pondera voltar a concorrer à liderança do país em 2026, ano em que se realizam as próximas eleições legislativas.

Recentemente, no podcast de Francisco Pinto Balsemão, Costa deixou de parte uma candidatura a presidente do Conselho Europeu, considerando que, por ser chefe de Governo, já faz parte do órgão, e elogiou a escolha de Durão Barroso que, em 2024, demitiu-se do Governo para ser presidente da Comissão Europeia.

Leia Também: António Costa aguenta legislatura? "Se tem músculos, que os exercite"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas