"Educação sexual é essencial no combate, prevenção e denúncia"

A deputada do Bloco de Esquerda Joana Mortágua recorreu ao Twitter, esta segunda-feira, para condenar e alertar para o número de abusos na Igreja divulgados pelo relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica.

Notícia

© Global Imagens

Inês Frade Freire
13/02/2023 19:31 ‧ 13/02/2023 por Inês Frade Freire

Política

Joana Mortágua

A deputada do Bloco de Esquerda Joana Mortágua recorreu ao Twitter, esta segunda-feira, para destacar a importância da educação sexual "no combate, na prevenção e na denúncia de abusos sexuais sobre menores". 

A frase repete-se por três vezes seguidas, em jeito de reforço e condenação ao número de abusos na Igreja divulgados pelo relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica.

"A educação sexual é essencial no combate, na prevenção e na denúncia de abusos sexuais sobre menores. A educação sexual é essencial no combate, na prevenção e na denúncia de abusos sexuais sobre menores. A educação sexual é essencial no combate, na prevenção e na denúncia...", lê-se na nota.

Anteriormente, pela voz de José Manuel Pureza, também do Bloco, o número de casos de abusos na Igreja enunciados pelo documento foram denominados de 'estrutura de pecado'.

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica recebeu 512 testemunhos validados relativos a 4.815 vítimas desde que iniciou funções em janeiro de 2022, anunciou, esta segunda-feira, o coordenador Pedro Strecht.

Os casos de abusos sexuais revelados ao longo de 2022 abalaram a Igreja e a própria sociedade portuguesa, à imagem do que tinha ocorrido com iniciativas similares em outros países, com alegados casos de encobrimento pela hierarquia religiosa a motivarem pedidos de desculpa, num ano em que a Igreja se vê agora envolvida também em controvérsia, com a organização da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa

Esta comissão enviou para o Ministério Público 25 casos de entre os 512 testemunhos validados recebidos ao longo do ano.

Para 3 de março foi já convocada uma assembleia plenária extraordinária da Conferência Episcopal para analisar o documento.

Leia Também: "Ele apalpava-me todo". O relato das vítimas de abusos sexuais na Igreja

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas