Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ministra da Agricultura ficará em funções? "Com certeza", diz Costa

O primeiro-ministro refutou que a nomeação de Luísa Sá Gomes, condenada, em 2018, a dois anos e três meses de pena suspensa por crimes de abuso de poder, participação económica em negócio e falsificação de documento, ponha em causa o lugar da ministra da Agricultura.

Ministra da Agricultura ficará em funções? "Com certeza", diz Costa
Notícias ao Minuto

11:39 - 31/01/23 por Notícias ao Minuto

Política Agricultura

O primeiro-ministro manteve, esta terça-feira, a confiança política na ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, numa altura em que é criticada por ter nomeado para o cargo de subdiretora geral de Veterinária a jurista Luísa Sá Gomes, que foi condenada, em 2018, a dois anos e três meses de pena suspensa por crimes de abuso de poder, participação económica em negócio e falsificação de documento, e que acabou por demitir-se logo na tarde de ontem.

"O assunto já foi ultrapassado", respondeu Costa aos jornalistas, garantindo que, "com certeza", vai manter em funções a ministra da Agricultura.

"Concentremo-nos no trabalho, que é isso que importa. O que é importante é continuarmos a trabalhar todos os dias para aumentar a transparência", ressalvou ainda o chefe de Governo.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, referiu, na segunda-feira, que "não há nenhum impedimento legal" para a jurista Luísa Sá Gomes estar em regime de substituição como subdiretora-geral de Veterinária.

Sá Gomes acabou, no entanto, por demitir-se algumas horas depois. "Aceitei hoje o pedido de demissão apresentado por Luísa Sá Gomes, subdiretora-geral da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, que entendeu não reunir condições para continuar a desempenhar as funções para as quais foi nomeada", podia ler-se num comunicado enviado às redações pela Ministra da Agricultura e da Alimentação.

O jornal Público avançou, na segunda-feira, que, Luísa Sá Gomes foi condenada, em 2018, a dois anos e três meses de pena suspensa por crimes de abuso de poder, participação económica em negócio e falsificação de documento. Além disso, o mesmo jornal dá conta de que em junho de 2021, o Tribunal da Relação de Lisboa mandou repetir o julgamento - que envolvia vários arguidos - uma vez que entendia que no primeiro julgamento terão existido erros.

No verão de 2022, a ministra da Agricultura nomeou Luísa Sá Gomes como subdiretora-geral de Veterinária.

Leia Também: Subdiretora-geral de Veterinária demite-se. Ministra já aceitou pedido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório