Meteorologia

  • 05 DEZEMBRO 2022
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 16º

"A senhora Meloni é muito perigosa. Soube vestir a pele de cordeiro"

Ana Gomes demonstra preocupação com o crescimento da extrema-direita não só em Itália como um pouco por toda a Europa.

"A senhora Meloni é muito perigosa. Soube vestir a pele de cordeiro"
Notícias ao Minuto

11:52 - 26/09/22 por Notícias ao Minuto

Política Extrema-direita

Ana Gomes analisou o resultado das eleições em Itália, este domingo, no seu espaço de comentário habitual, na SIC Notícias. Para a antiga diplomata, a eleição de Giorgia Meloni "causa muita preocupação não só pela Itália, mas pela Europa".

"Não posso desligar isto também do que se está a passar num outro sítio, que é a Grã-Bretanha, onde um governo sai de um projeto de extrema-direita, que é o Brexit, aliás financiado por Putin, e está a aplicar políticas neoliberais extremas para que mil paraísos fiscais floresçam e para que a classe média e os pobres empobreçam […]. O que vai dar uma crise social tremenda", sublinhou a socialista, acrescentando que é claro que "estas políticas sociais e económicas extremas e extremistas são um projeto de extrema direita".

"Na Itália, a senhora Meloni é muito perigosa, é inteligente. Soube vestir a pele de cordeiro cedo […]. Diz-se cristã, mas tem um discurso xenófobo, anti-emigrantes, racista, tem tido é mais cuidado que outros", explicou Ana Gomes, aproveitando para chamar a atenção para o que se passa em Portugal.

"Isto também me faz pensar no que se passa aqui. Muitos avisaram, eu incluída. Infelizmente, no PSD há quem defenda essa normalização da extrema-direita e vimos isso esta semana com o acordo que houve por parte do líder Montenegro e do líder da bancada com o Ventura pata tentar eleger um vice-presidente do Chega. Felizmente, alguns deputados do PSD - e honra lhes seja feita - mandaram os dois líderes bugiar e não permitiram essa eleição", recordou.

Leia Também: Giorgia Meloni reivindica a liderança do próximo governo de Itália

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório