Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

"Boicote" e "linha vermelha". Vice do Chega (voltou a ser) chumbado na AR

Depois de os nomes de Diogo Pacheco de Amorim e Gabriel Mithá Ribeiro terem 'reprovado' no início da legislatura, esta quinta-feira foi o deputado Rui Paulo Sousa a ser 'chumbado' pelos pares.

"Boicote" e "linha vermelha". Vice do Chega (voltou a ser) chumbado na AR
Notícias ao Minuto

21:49 - 22/09/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política CHEGA

E à terceira (não) foi de vez. O Chega voltou, esta quinta-feira, a ver o nome proposto para vice-presidente da Assembleia da República (AR) - desta feita Rui Paulo Sousa - a ser chumbado pelos pares, à semelhança do que, no início da legislatura, já tinha sucedido com Diogo Pacheco de Amorim e Gabriel Mithá Ribeiro. 

De acordo com o resultado anunciado no final do plenário, Rui Paulo Sousa, deputado eleito por Lisboa e vice-presidente da bancada do Chega, obteve 64 votos favoráveis e 137 brancos, quando precisava de 116 votos a favor para ser eleito. Votaram 213 dos 230 deputados, numa eleição feita por voto secreto em urna.

Apesar de o resultado ter sido o mesmo das 'tentativas' anteriores - o Chega manteve-se sem um 'vice' da AR -, desta feita, PS e PSD 'entraram' mais diretamente na discussão. 

Durante a tarde, o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, anunciou que iria votar contra a eleição do deputado Rui Paulo Sousa para o cargo de vice-presidente da Assembleia da República, enquanto Joaquim Miranda Sarmento, líder parlamentar do PSD, apelou aos deputados sociais-democratas que votassem a favor do candidato apresentado pelo Chega. 

Ainda antes da votação no Parlamento, Luís Montenegro, presidente do PSD, fez questão de salientar que deu uma orientação no sentido de se votar favoravelmente ao nome proposto pelo partido de André Ventura, por "respeito pela Democracia" e pelo "povo português", negando que tal fosse uma aproximação ao partido de extrema-direita. 

"Não sei qual é o drama, não sei qual é a questão, isto não tem a ver com nenhum tipo de entendimento ou aproximação política ou partidária. Tem a ver com respeito pelas regras do jogo democrático", referiu ainda. 

O pós-votação...

Mesmo depois de o resultado estar firmado, a polémica não diminuiu. André Ventura acusou o PS de promover um "verdadeiro boicote" à eleição de um deputado do Chega à vice-presidência do Parlamento, com o líder parlamentar socialista a declarar que "há uma linha vermelha" que não será ultrapassada.

No final da votação, o presidente do Chega pediu a palavra para se queixar de um "verdadeiro boicote" ao seu partido. "É um boicote partidário, é um boicote ideológico, e é algo que não fica muito bem a uma câmara fazer, ainda que o Chega respeite o voto dos seus pares", salientou, falando no "maior boicote que na Europa ocidental há memória a um partido político".

Em resposta, Eurico Brilhante Dias afirmou que os "120 deputados desta bancada votaram de forma livre e democrática, votaram com as suas convicções, votaram com o mandato que lhes foi dado pelos eleitores", recusando a acusação de boicote. "Nesse mandato não estava nenhum boicote, mas uma linha vermelha para todos aqueles que são contra a Democracia e são contra o sistema democrático", defendeu.

"Não há aproximação" e "triste dia para a Democracia"

Joaquim Miranda Sarmento, do PSD, no final do plenário, recusou igualmente que a indicação de voto favorável no candidato do Chega a 'vice' do Parlamento, que hoje falhou a eleição, signifique uma aproximação dos sociais-democratas ao partido liderado por André Ventura. "Não há aproximação nenhuma, nós temos uma enorme diferença nos valores, nos princípios, nas propostas", afirmou.

Pelo PS, foi novamente Eurico Brilhante Dias quem tomou da palavra. O parlamentar criticou a orientação dada à bancada social-democrata para apoiar a candidatura do Chega a vice-presidente da Assembleia da República, considerando que se trata "de um dia particularmente triste para a Democracia portuguesa"

Já houve mais de 50 eleições falhadas para a Mesa da AR

Antes da nova rejeição hoje de um candidato do Chega a vice-presidente do parlamento já tinha havido mais de 50 eleições falhadas para a Mesa da Assembleia da República desde a instauração da Democracia.

PS, PSD, CDS, PRD e PCP tiveram candidatos chumbados pelos seus pares. Quase todos acabaram eleitos à segunda, terceira ou quarta votação, mas houve quem retirasse candidaturas, e a Mesa da Assembleia já funcionou com um vice-presidente a menos durante três anos, de 1995 a 1998. Recorde aqui.

Leia Também: E à terceira (não) foi de vez. Chega falha eleição de vice do Parlamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório