Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

"Exausta". Isabel Moreira lança 'farpa' em defesa de Marin

Através de um "teste fácil", a socialista 'comparou' a popularidade e as atitudes informais do chefe de Estado português, acarinhado pelo público, com a onda de críticas que a primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, tem sido alvo, depois da publicação de vídeos em que surge numa festa.

"Exausta". Isabel Moreira lança 'farpa' em defesa de Marin
Notícias ao Minuto

09:25 - 23/08/22 por Daniela Filipe

Política Isabel Moreira

No rescaldo da polémica que tem cercado a primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, após a divulgação de vídeos no quais surge em clima de festa com celebridades e amigos, a deputada pelo Partido Socialista (PS) Isabel Moreira saiu em defesa da líder, de 36 anos, 'comparando', pelo meio, com a atuação do Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

“TESTE FÁCIL. Imaginem uma Presidente da República de 36 anos (ou mais) de biquíni, na praia, a fazer selfies. Seria apenas ‘popular’? Já percebemos? Estou exausta, a sério”, confessou, na rede social Twitter, numa referência ao estilo de vida informal levado pelo chefe de Estado português.

Conhecido por furar protocolos e aproveitar dias de praia com descontração e sem qualquer segurança à sua volta, Marcelo Rebelo de Sousa acumula fotografias e conversas com quem se aproxima – para espanto dos imigrantes, que descrevem a situação como “fantástica”, “inacreditável” e uma “maravilha”.

No outro lado da moeda, Sanna Marin tem sido alvo de uma chuva de críticas, depois da publicação de um vídeo em que surge a dançar com várias figuras públicas finlandesas.

Em conferência de imprensa na manhã de quinta-feira, a líder de 36 anos salientou não ter "nada a dissimular ou a esconder", de acordo com o Politico.

“Dancei, cantei, celebrei, fiz coisas que são legais”, complementou.

Terá ainda assumido que, "como os vídeos são privados e gravados num evento privado, não seriam publicados”, sentindo-se “ofendida” com a divulgação dos mesmos.

Na sexta-feira, um novo vídeo, divulgado pelo 'tabloid' finlandês Seiska, mas alegadamente filmado a 7 de agosto, mostra a líder de 36 anos a dançar ao som de 'I Gotta Feeling', dos Black Eyed Peas, numa discoteca em Helsínquia, com um 'homem mistério' – entretanto identificado como sendo o cantor finlandês Olavi Uusivirta, segundo o The Independent. Perante a especulação, Marin, casada com Markus Räikkönen, rejeitou que o cantor tivesse beijado o seu pescoço, de acordo com o mesmo meio noticioso.

Testemunhas no local indicaram ainda que a primeira-ministra terá dançado com, pelo menos, mais três homens, tendo sido vista sentada no colo de outros dois.

Dias antes, a 5 de agosto, a responsável terá também sido vista a dançar numa varanda.

Já sexta-feira, a chefe de Estado anunciou ter feito um teste para despistar a utilização de drogas, frisando, contudo, que as suas responsabilidades como primeira-ministra nunca estiveram em causa, tendo direito à presunção de inocência. Os resultados foram conhecidos na segunda-feira, tendo Sanna Marin testado negativo.

Apesar da onda de solidariedade, os críticos apontam que as atitudes da líder finlandesa são irresponsáveis, face ao momento de tensão crescente com a Rússia devido à adesão do país à NATO.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que Sanna Marin se vê no centro de uma polémica pela sua presença em festas. No passado, a primeira-ministra foi criticada por ter ido a uma discoteca, depois de ter contactado com um caso positivo de Covid-19.

Leia Também: Mulheres finlandesas filmam-se a dançar em solidariedade com Sanna Marin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório