Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Mulheres finlandesas filmam-se a dançar em solidariedade com Sanna Marin

A primeira-ministra tem sido alvo de uma chuva de críticas, após a divulgação de um vídeo em que aparece a dançar com amigos e várias figuras públicas finlandesas.

Notícias ao Minuto

08:27 - 22/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Finlândia

Apesar das críticas, uma onda de solidariedade para com a primeira-ministra finlandesa tem inundado as redes sociais, após a divulgação de vídeos nos quais Sanna Marin aparece numa festa, a dançar com amigos e celebridades, e até mesmo com um homem que não o seu marido.

Sob o mote ‘Solidariedade para com Sanna’, as mulheres finlandesas e dinamarquesas recorreram às redes sociais para mostrar os seus ‘passos de dança’, através de imagens que poderá ver na galeria acima.

A primeira-ministra tem sido alvo de uma chuva de críticas, depois da publicação de um vídeo em que aparece a dançar com várias figuras públicas finlandesas, incluindo a cantora Alma, a influenciadora Janita Autio, a apresentadora de TV Tinni Wikström, a YouTuber Ilona Ylikorpi, a apresentadora de rádio Karoliina Tuominen, a estilista Vesa Silver e a deputada Ilmari Nurminen, do Partido Social Democrata de Marin.

Nessa linha, a responsável assegurou, numa conferência de imprensa na manhã de quinta-feira, não ter "nada a dissimular ou a esconder", de acordo com o Politico.

“Dancei, cantei, celebrei, fiz coisas que são legais”, disse.

Terá ainda assumido que, "como os vídeos são privados e gravados num evento privado, não seriam publicados”, sentindo-se “ofendida” com a divulgação dos mesmos.

Na sexta-feira, um novo vídeo, divulgado pelo 'tabloid' finlandês Seiska, mas alegadamente filmado a 7 de agosto, mostra a líder de 36 anos a dançar ao som de 'I Gotta Feeling', dos Black Eyed Peas, numa discoteca em Helsínquia, com um 'homem mistério' – entretanto identificado como sendo o cantor finlandês Olavi Uusivirta, segundo o The Independent. Perante a especulação, Marin, casada desde 2020 com Markus Räikkönen, rejeitou que o cantor tivesse beijado o seu pescoço, de acordo com o mesmo meio noticioso.

Testemunhas no local indicaram ainda que a primeira-ministra terá dançado com, pelo menos, mais três homens, tendo sido vista sentada no colo de outros dois.

Dias antes, a 5 de agosto, a responsável terá também sido vista a dançar numa varanda.

Também na sexta-feira, a chefe de Estado anunciou ter feito um teste para despistar a utilização de drogas, frisando, contudo, que as suas responsabilidades como primeira-ministra nunca estiveram em causa, e que tem direito à presunção de inocência. Os resultados deverão ser conhecidos dentro de uma semana.

Apesar da onda de solidariedade, os críticos apontam que as atitudes da líder finlandesa são irresponsáveis, face ao momento de tensão crescente com a Rússia devido à adesão do país à NATO.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que Sanna Marin se vê no centro de uma polémica pela sua presença em festas. No passado, a primeira-ministra foi criticada por ter ido a uma discoteca, depois de ter contactado com um caso positivo de Covid-19.

Leia Também: Polémica adensa-se. Sanna Marin vista a dançar 'intimamente' com homem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório