A deputada Isabel Moreira comentou esta segunda-feira o caso de famílias brasileiras e angolanas terem sido vítimas de racismo num restaurante em Portugal, no sábado.
"O racismo é trend porque uma atriz branca que tem filhos negros insulta uma mulher que foi racista com os seus filhos (episódio lamentável). Portugal descobre o racismo. Marcelo comenta. Tudo isto é triste. Tudo isto é (de facto) fado", escreveu a socialista no Twitter.
O #racismo é trend porque uma atriz branca que tem filhos negros insulta uma mulher que foi racista com os seus filhos ( episódio lamentável ). Portugal descobre o racismo . Marcelo comenta . Tudo isto é triste . Tudo isto é ( de facto ) fado .
— Isabel Moreira (@IsabelLMMoreira) August 1, 2022
Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso viveram o episódio durante as férias em Portugal. O casal de atores brasileiros terá apresentado queixa contra uma mulher que terá feito comentários racistas em relação a dois dos filhos do casal - Bless e Titi.
Segundo um comunicado, as ofensas de carácter racista terão também sido dirigidas a turistas angolanos que se encontravam num restaurante da Costa da Caparica, concelho de Almada.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reiterou, esta segunda-feira, que "qualquer comportamento racista ou xenófobo é condenável e intolerável, e deve ser devidamente punido, seja qual for a vítima".
Numa nota divulgada no site oficial da Presidência da República, o chefe de Estado sublinha que há "setores racistas e xenófobos" no país, mas destaca que não se deve "generalizar".
Leia Também: PSD repudia manifestações de racismo e xenofobia