Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

PSD repudia manifestações de racismo e xenofobia

O PSD repudiou hoje as manifestações de racismo e xenofobia, salientando que são formas de atuar que não se enquadram com os valores e princípios do partido.

PSD repudia manifestações de racismo e xenofobia
Notícias ao Minuto

22:12 - 01/08/22 por Lusa

Política Luís Montenegro

"Todas as manifestações de racismo e xenofobia merecem o repúdio do PSD. São formas de atuar que não se enquadram com os nossos valores e com os nossos princípios", declarou o líder do PSD, Luís Montenegro, em Pombal, no distrito de Leiria, onde esteve nas Festas do Bodo.

A atriz, modelo e apresentadora brasileira Giovanna Ewbank denunciou nas redes sociais que os seus filhos foram vítimas de racismo num restaurante na Costa de Caparica.

Uma família de turistas angolanos que estavam no local também terá sido vítima de racismo por parte de uma mulher que foi detida pelas autoridades, mas que, entretanto, foi libertada.

Luís Montenegro declarou desconhecer este caso em concreto.

Hoje, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reafirmou que "qualquer comportamento racista ou xenófobo é condenável e intolerável", devendo ser punido, mas considerou que os portugueses são "em regra" respeitadores "dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana".

"O Presidente da República sublinha, de novo, que qualquer comportamento racista ou xenófobo é condenável e intolerável, e deve ser devidamente punido, seja qual for a vítima", refere uma nota divulgada no 'site' da Presidência.

Marcelo Rebelo de Sousa ressalva que "não vale a pena negar que há, infelizmente, setores racistas e xenófobos entre nós", mas salienta que "não se pode, nem deve, generalizar, pois o comportamento da sociedade portuguesa é, em regra, respeitador dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana".

E considera que "o mesmo se dirá, especificamente, quanto às comunidades dos países irmãos de língua portuguesa, que têm vindo a aumentar a sua presença" em Portugal e "são motivo de gratidão e de orgulho".

"A sociedade portuguesa é constituída por pessoas das mais variadas origens, que aqui chegaram há poucos ou há muitos anos, alguns há séculos, aqui vivem, trabalham, constituem as suas famílias: não há 'portugueses puros', somos todos descendentes de culturas, civilizações e origens muito diversas", salienta também o Presidente da República.

"Somos todos transmigrantes, todos temos familiares e amigos que vivem ou viveram fora do quadro geográfico físico de um país; tal como tantos que aqui encontram uma melhor vida. E todos somos Portugal", defende ainda Marcelo Rebelo de Sousa na nota.

Leia Também: Líder do PSD pede ao Governo programa para "acudir às famílias"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório