No decorrer da reunião que tiveram, esta manhã, com o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, os dirigentes do partido RIR (Reagir, Incluir, Reciclar) partilharam o seu "intuito" de pedirem, "brevemente, reuniões com os partidos com representação parlamentar", informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Nesses encontros, o partido agora liderado por Márcia Henriques pretende discutir uma das suas mais recentes propostas, também hoje apresentada a Santos Silva - que passa pela existência de um "mecanismo de proximidade entre os partidos sem assento parlamentar e aqueloutros".
Sendo "o nosso regime uma democracia representativa, e Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República o garante do bom funcionamento do principal Órgão Democrático do nosso país, entendemos solicitar os seus bons ofícios no sentido de conseguirmos vir a implementar esta importante ferramenta, que aproximaria ainda mais os eleitos dos eleitores", pode ler-se ainda no mesmo comunicado.
O partido fundado por Vitorino Silva, que entretanto abandonou a liderança do partido, veio agora também destacar que "embora o seu fundador não continue na liderança executiva", a "nova Direção Política Nacional continuará ainda mais fortalecida e empenhada na apresentação de propostas e soluções para os problemas dos cidadãos".
A mesma nota apontou ainda que o Presidente da Assembleia da República pode contar com o "respeito institucional" do RIR, "em prol da República Portuguesa".
Na reunião desta manhã com Augusto Santos Silva estiveram presentes a presidente do partido, Márcia Henriques, e os vice-presidentes Preciosa Baptista e Diogo Dias Reis, "em representação dos novos órgãos nacionais". De recordar que o fundador do RIR, Vitorino Silva, pediu a demissão da liderança do partido no mês de abril, tendo a até então vice-presidente do partido, Márcia Henriques, assumido o cargo de presidente, em maio passado.
O partido relembrou ainda, num comunicado enviado às redações na segunda-feira, ter solicitado também uma audiência ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre a qual não obteve ainda resposta.
Leia Também: Luís Montenegro vai ser recebido hoje pelo Presidente da República