Meteorologia

  • 03 OUTUBRO 2022
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 27º

Aeroporto: IL pede audição urgente de ministro das Infraestruturas

A IL requereu hoje a audição no parlamento com caráter de urgência do ministro das Infraestruturas para prestar esclarecimentos a propósito da polémica com o despacho sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa.

Aeroporto: IL pede audição urgente de ministro das Infraestruturas
Notícias ao Minuto

18:56 - 01/07/22 por Lusa

Política Aeroporto

De acordo com um requerimento endereçado ao ministro das Infraestruturas e da Habitação, os liberais pedem a "audição urgente" de Pedro Nuno Santos na Comissão de Económica, Obras Públicas, Planeamento e Habitação para explicar a polémica em torno do despacho emitido na quarta-feira sobre a construção do novo aeroporto de Lisboa.

O despacho apresentava como solução a construção de um aeroporto no Montijo até 2026 para servir de complementar ao Humberto Delgado (Portela), até estar concluído o de Alcochete.

Assim que a construção do aeroporto de Alcochete estivesse concluída, em 2035, o atual aeroporto de Lisboa seria desmantelado.

No entanto, na manhã de quinta-feira, o primeiro-ministro "determinou ao ministro das Infraestruturas e da Habitação a revogação do despacho".

Ao final da tarde, depois de ter estado reunido com António Costa, Pedro Nuno Santos assumiu "erros de comunicação" com o Governo nas decisões que envolveram o futuro aeroporto da região de Lisboa, afirmando que "obviamente" se mantém em funções.

No requerimento entregue hoje na Assembleia da República, a IL considerar que "é do máximo interesse público apurar quais as intenções do Governo" para o novo aeroporto.

"Em particular, é relevante saber quais os motivos que levaram à solução que surgiu no despacho, que pareceres técnicos foram feitos, para quantos anos esta solução estava programada, quais os custos e quais os benefícios económicos estimados da mesma. É imperativo que esta situação seja esclarecida de forma cabal e que seja apurado qual o plano do Governo", sustenta o partido.

Leia Também: Aeroporto? Costa "entrou de leão e saiu de sendeiro"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório