BE quer saber medidas do Governo para prejuízos na maçã devido ao granizo

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda questionou hoje o Governo sobre medidas para apoiar os agricultores de Carrazeda de Ansiães devido aos prejuízos provocados pelo granizo na produção de maçã deste concelho do distrito de Bragança.

Bloco reunido para jornadas parlamentares em Trás-os-Montes

© Reuters

Lusa
20/05/2022 18:57 ‧ 20/05/2022 por Lusa

Política

Agricultura

Em causa estão as consequências de uma trovoada acompanhada de granizo que, no dia 14 de maio, afetou "cerca de 90% "da área dos pomares atingidos, segundo relatos do presidente da Associação dos Fruticultores, Viticultores e Olivicultores do Planalto de Ansiães (AFUVOPA), Luís Vila Real.

A associação tem um seguro coletivo que cobre 80% dos prejuízos, mas o dirigente fala numa "quebra acentuada do rendimento dos agricultores" agravada pelo aumento dos custos de produção devido à conjuntura internacional.

O Bloco de Esquerda dirigiu hoje, por escrito, na Assembleia da República, ao Governo, em que começa por alertar para a previsão de "um aumento substancial destes eventos meteorológicos extremos, com as atuais alterações climáticas em curso".

Na pergunta, que tem como destinatária a ministra da Agricultura e da Alimentação, o partido quer saber se a tutela "já realizou algum levantamento dos impactos e prejuízos no setor agrícola decorrentes dos eventos meteorológicos acima descritos".

Pergunta ainda "quais as conclusões" e "que medidas prevê o Governo adotar para responder às dificuldades dos produtores afetados", assim como "qual o prazo de atribuição dos apoios".

Leia Também: "Aumento de salários e pensões é passo básico para a saúde da economia"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas